Isaac Abramovitch

Isaac Abramovitch

Isaac Abramovitch

Isaac Abramovitch foi médico-legista do Instituto Médico Legal (IML) de São Paulo durante o período da ditadura militar. É acusado de assinar laudos falsos das mortes de militantes políticos assassinados sob tortura nos órgãos de repressão.

Seu nome aparece diversas vezes no “Dossiê dos mortos e desaparecidos políticos a partir de 1964”, da Comissão de Familiares de Mortos e Desaparecidos Políticos, dando aval à versão da ditadura sobre o assassinato de opositores do regime. De acordo com o dossiê, ele assina os exames necroscópicos de, entre outros, Alexandre Vanucchi Leme, Antônio Benetazzo, Carlos Nicolau Danielli, Gelson Reicher e Luiz Eduardo Merlino.

Cecília Coimbra, presidente do grupo Tortura Nunca Mais, aponta que Abramovitch era da equipe de Harry Shibata, também acusado de assinar laudos falsos. Em 1979, familiares de Alexandre Vanucchi Leme, morto em 1973, entraram com um processo contra Abramovitch no Conselho Regional de Medicina de São Paulo.

Segundo o livro “Vala clandestina de Perus. Desaparecidos políticos, um capítulo não encerrado da história brasileira”, Isaac Abramovitch assinou pelo menos 58 exames necroscópicos de opositores da ditadura. “Os documentos tentam dar suporte a versões como mortes acontecidas em tiroteios travados com os órgãos policiais, tentativas de fuga seguidas de atropelamento e choques traumáticos. O relatório da CPI registra que, […] em nenhum dos laudos verificados pela CPI, a versão policial que constava da solicitação de exame foi contestada após a perícia médica. Quando os sinais de tortura eram muito evidentes, o legista, às vezes, descrevia as marcas deixadas, mas concluía sempre no final que a morte se dera ‘como descrito pela polícia’”, diz o livro.

Em 2008, uma clínica de aborto clandestina de propriedade de Abramovitch foi descoberta pela polícia, que levou o médico preso.

Sobre
Saiba mais sobre o projeto, realizadores e seus objetivos.
Apoio ao Educador
Aplique o conteúdo sobre a ditadura no Brasil na sala de aula para ampliar o estudo da História do Brasil e a formação da cidadania com o suporte de sequências didáticas e a promoção do protagonismo dos alunos. Consulte sequências didáticas que poderão auxiliar os educadores a trabalharem o tema da ditadura militar brasileira em sala de aula.
Projetos
Visite a galeria de projetos especiais realizados pelo Instituto Vladimir Herzog na promoção da Memória, Verdade e Justiça no Brasil, e na difusão de histórias inspiradoras de luta.
Acervo
Explore uma diversidade de conteúdos relacionados ao período da ditadura militar brasileira que ocorreu entre 1964 e 1985.
Memória Verdade e Justiça
Os direitos da Justiça de Transição promovem o reconhecimento e lidam com o legado de atrocidades de um passado violento e de um presente e futuro que precisam ser diferentes, para que se possa dizer: “nunca mais!”. Conheça algumas medidas tomadas pelo Estado e sociedade brasileiros para lidar com o que restou da ditadura de 1964.
Cultura e Sociedade
Apesar do conservadorismo e da violência do regime, a produção cultural brasileira durante a ditadura militar se notabilizou pelo engajamento político e desejo de mudança. Conheça um pouco mais sobre as influências do período em diversos setores da sociedade.
Repressão e Resistência

O Estado brasileiro utilizou uma série de mecanismos para amedrontar a população, sobretudo aqueles que não estivessem de acordo com as medidas ditatoriais. Conheça os reflexos do aparato repressivo e os focos de resistência na sociedade.