Ruy César

Ruy César

Ruy César Costa Silva cursou a faculdade de Comunicação na Universidade Federal da Bahia (UFBA). Participava do movimento estudantil numa tendência ligada ao Partido Comunista do Brasil (PCdoB), ao qual era filiado. Ruy tinha uma atuação empenhada no seu teatro engajado, que apresentava nas assembleias da faculdade, com temas que envolviam, por exemplo, a violência contra a mulher.

Foi preso e torturado pela primeira vez na década de 1970, por estar ligado ao jornal universitário Faca Amolada, de Salvador. Aos 22 anos já era uma notável liderança política de esquerda. Militou ao lado de líderes sindicais, entre eles, Lula, à época presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC.

Desempenhou papel fundamental no processo de reconstrução da União Nacional dos Estudantes (UNE), dirigindo o congresso realizado em Salvador, que contou com a participação de 5 mil estudantes de todo o país. Sua eleição como presidente da entidade, em 1979, ainda sob a ditadura, também foi a primeira na história da UNE a ser decidida por voto direto.

Ao terminar seu mandato como presidente da UNE em 1981, passou a se dedicar mais à cultura e à educação, tendo como maior projeto a fundação, em 1982, da Casa Via Magia, produtora cujo objetivo era promover o desenvolvimento comunitário e a cooperação cultural.

Após seu mandato na UNE, Ruy foi notícia em função de declarações criticando a política estudantil ortodoxa, e optando por trabalhar com educação de crianças, teatro e mais envolvido com questões como o futuro do planeta e os comportamentos dos jovens. Ele foi radical e coerente com seus princípios na sua postura na política e na cultura.

Sobre
Saiba mais sobre o projeto, realizadores e seus objetivos.
Apoio ao Educador
Aplique o conteúdo sobre a ditadura no Brasil na sala de aula para ampliar o estudo da História do Brasil e a formação da cidadania com o suporte de sequências didáticas e a promoção do protagonismo dos alunos. Consulte sequências didáticas que poderão auxiliar os educadores a trabalharem o tema da ditadura militar brasileira em sala de aula.
Projetos
Visite a galeria de projetos especiais realizados pelo Instituto Vladimir Herzog na promoção da Memória, Verdade e Justiça no Brasil, e na difusão de histórias inspiradoras de luta.
Acervo
Explore uma diversidade de conteúdos relacionados ao período da ditadura militar brasileira que ocorreu entre 1964 e 1985.
Memória Verdade e Justiça
Os direitos da Justiça de Transição promovem o reconhecimento e lidam com o legado de atrocidades de um passado violento e de um presente e futuro que precisam ser diferentes, para que se possa dizer: “nunca mais!”. Conheça algumas medidas tomadas pelo Estado e sociedade brasileiros para lidar com o que restou da ditadura de 1964.
Cultura e Sociedade
Apesar do conservadorismo e da violência do regime, a produção cultural brasileira durante a ditadura militar se notabilizou pelo engajamento político e desejo de mudança. Conheça um pouco mais sobre as influências do período em diversos setores da sociedade.
Repressão e Resistência

O Estado brasileiro utilizou uma série de mecanismos para amedrontar a população, sobretudo aqueles que não estivessem de acordo com as medidas ditatoriais. Conheça os reflexos do aparato repressivo e os focos de resistência na sociedade.