No

Autoria: Pablo Larraín, 2012
Ficha Técnica:
Drama

Chile, França, EUA, 2012

Direção: Pablo Larraín

Roteiro: Pedro Peirano

Com Alfredo Castro, Antonia Zegers, Gael García Bernal e Luis Gnecco

118 minutos

O filme é baseado na peça El Plebiscito, de Antonio Skármeta. O ator Gael García Bernal vive um publicitário trabalhando no final dos anos 1980 no Chile, quando o país viveu um plebiscito para definir se o ditador Augusto Pinochet deveria ficar no poder por mais oito anos.

No Chile, alguns criticaram a simplificação da história, incluindo Genaro Arriagada, que dirigiu a campanha pelo “não”. Em específico a crítica foi que foi dada grande importância à TV e à publicidade, quando na verdade houve muito mais trabalho de base nas ruas. Larraín defendeu seu filme dizendo que seria arte, e não um documentário. Outras críticas questionam se realmente é motivo para comemorar o momento em que ativismo se torna marketing, mais do que discussão de princípios.

O filme ganhou o Oscar de melhor filme estrangeiro.

Sobre
Saiba mais sobre o projeto, realizadores e seus objetivos.
Apoio ao Educador
Aplique o conteúdo sobre a ditadura no Brasil na sala de aula para ampliar o estudo da História do Brasil e a formação da cidadania com o suporte de sequências didáticas e a promoção do protagonismo dos alunos. Consulte sequências didáticas que poderão auxiliar os educadores a trabalharem o tema da ditadura militar brasileira em sala de aula.
Projetos
Visite a galeria de projetos especiais realizados pelo Instituto Vladimir Herzog na promoção da Memória, Verdade e Justiça no Brasil, e na difusão de histórias inspiradoras de luta.
Acervo
Explore uma diversidade de conteúdos relacionados ao período da ditadura militar brasileira que ocorreu entre 1964 e 1985.
Memória Verdade e Justiça
Os direitos da Justiça de Transição promovem o reconhecimento e lidam com o legado de atrocidades de um passado violento e de um presente e futuro que precisam ser diferentes, para que se possa dizer: “nunca mais!”. Conheça algumas medidas tomadas pelo Estado e sociedade brasileiros para lidar com o que restou da ditadura de 1964.
Cultura e Sociedade
Apesar do conservadorismo e da violência do regime, a produção cultural brasileira durante a ditadura militar se notabilizou pelo engajamento político e desejo de mudança. Conheça um pouco mais sobre as influências do período em diversos setores da sociedade.
Repressão e Resistência

O Estado brasileiro utilizou uma série de mecanismos para amedrontar a população, sobretudo aqueles que não estivessem de acordo com as medidas ditatoriais. Conheça os reflexos do aparato repressivo e os focos de resistência na sociedade.