O bom burguês

Autoria: Oswaldo Caldeira, 1983
Ficha Técnica:
Drama

Brasil, 1983

Direção: Oswaldo Caldeira

Roteiro: Oswaldo Caldeira e Doc Comparato

Com José Wilker, Betty Faria, Jardel Filho, Christiane Torloni

99 minutos. 14 anos

Inspirado na história de Jorge Medeiros Valle, bancário carioca. Na trama ele é Lucas (José Wilker) e apoia financeiramente organizações revolucionárias distintas: uma contrária à guerrilha e outra, favorável à luta armada. Joana (Christiane Torloni) é irmã de Lucas, mas não sabe de suas atividades clandestinas.

Mas tudo pode acontecer após o sequestro de um embaixador suíço. Entre a tensão e a incerteza, Joana se apaixona pelo guerrilheiro Lauro (Anselmo Vasconcelos), o grupo é descoberto e seu líder, morto. Agora a identidade de Lucas está por vir à tona. E pelas mãos de sua própria irmã. Realizado após a Lei de Anistia de 1979, mas um ano após Pra Frente, Brasil, de Reginaldo Farias, o filme tem um tom conciliador, provavelmente por conta da preocupação em passar pelo crivo da censura, conforme declarou o diretor Oswaldo Caldeira em entrevista sobre a obra. Nesse sentido, por exemplo, trata da tortura como iniciativa privada, não política de Estado.

Sobre
Saiba mais sobre o projeto, realizadores e seus objetivos.
Apoio ao Educador
Aplique o conteúdo sobre a ditadura no Brasil na sala de aula para ampliar o estudo da História do Brasil e a formação da cidadania com o suporte de sequências didáticas e a promoção do protagonismo dos alunos. Consulte sequências didáticas que poderão auxiliar os educadores a trabalharem o tema da ditadura militar brasileira em sala de aula.
Projetos
Visite a galeria de projetos especiais realizados pelo Instituto Vladimir Herzog na promoção da Memória, Verdade e Justiça no Brasil, e na difusão de histórias inspiradoras de luta.
Acervo
Explore uma diversidade de conteúdos relacionados ao período da ditadura militar brasileira que ocorreu entre 1964 e 1985.
Memória Verdade e Justiça
Os direitos da Justiça de Transição promovem o reconhecimento e lidam com o legado de atrocidades de um passado violento e de um presente e futuro que precisam ser diferentes, para que se possa dizer: “nunca mais!”. Conheça algumas medidas tomadas pelo Estado e sociedade brasileiros para lidar com o que restou da ditadura de 1964.
Cultura e Sociedade
Apesar do conservadorismo e da violência do regime, a produção cultural brasileira durante a ditadura militar se notabilizou pelo engajamento político e desejo de mudança. Conheça um pouco mais sobre as influências do período em diversos setores da sociedade.
Repressão e Resistência

O Estado brasileiro utilizou uma série de mecanismos para amedrontar a população, sobretudo aqueles que não estivessem de acordo com as medidas ditatoriais. Conheça os reflexos do aparato repressivo e os focos de resistência na sociedade.