Material paradidático

Vala de Perus: um crime não encerrado da ditadura militar é a edição paradidática do projeto “Vala de Perus: uma biografia”.

O livro foi organizado por Camilo Vannuchi e Lucas Paolo Vilalta e inclui, além da íntegra dos capítulos já publicados no portal Memórias da Ditadura e no livro “Vala de Perus: uma biografia” (Alameda, 2020), oito capítulos adicionais que aprofundam o conhecimento sobre a vala de Perus, sua descoberta, sua construção, e também sobre o impacto dessa revelação no território, a retomada dos trabalhos de identificação de ossadas nos anos 2010, a urgência de políticas de memória, verdade e justiça nos âmbitos federal, estadual e municipal, e um panorama de como se dá o desaparecimento na atualidade.

Os textos são de autoria de Camilo Vannuchi, Carla Borges, Clara Castellano, Fábio Franco, Jéssica Moreira, Lucas Paolo Vilalta e Rogério Sottili. Esta edição traz, ainda, a íntegra do relatório final da CPI Perus, de 1991, e parte do relatório final da Comissão da Memória e Verdade da Prefeitura de São Paulo, de 2016.

 

 

Baixe o livro em formato pdf

 

Vala de Perus: um crime não encerrado da ditadura militar é uma realização do Instituto Vladimir Herzog com co-realização da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania da Prefeitura de São Paulo. Foi viabilizado por meio de uma emenda parlamentar do mandato da vereadora Juliana Cardoso.