Navegue pelas aulas:

LGBTQ+ em luta

LGBTQ+ em luta

Metodologia: Análise de imagem e oficina de elaboração de perguntas

IMAGEM 1 – Manifestação em defesa da população LGBT em 1980 na cidade de São Paulo

Manifestação em São Paulo em 1979
Manifestação em São Paulo em 1979

Análise da imagem 1:

  1. Mostre a imagem 1 aos alunos, informando local e data (São Paulo, 1980). Peça que a descrevam.
    O que os alunos interpretam dessa imagem? O que está escrito no cartaz? O que chama mais atenção na foto?
  2. Explique que o “Somos: Grupo de Afirmação Homossexual”, conhecido como Grupo Somos, foi um dos primeiros grupos organizados em defesa dos direitos LGBTQ+ no Brasil. Teve como missão lutar contra a ditadura moral e contra a censura.
  3. Para mais detalhes, use esse texto.

IMAGEM 2 – Capa da Revista Lampião na Esquina

Capa de uma das edições do Lampião da Esquina em 1981
Capa de uma das edições do Lampião da Esquina em 1981.

Análise da imagem 2:

  1. Mostre aos alunos a imagem 2 informando-os apenas sobre o local e ano da foto (Rio de Janeiro, 1981) e peça que a descrevam.
  2. O que os alunos conseguem ler da capa da revista? Quais ideias e interpretações a capa estimula?
    Explique o que foi a Lampião na Esquina, a primeira revista integralmente dedicada ao público LGBTQ+ da história do Brasil.
  3. Para compartilhar mais detalhes, leia o artigo Lampião da Esquina na mira da ditadura hetero-militar de 1964, de Renan Quinalha.

Oficina de elaboração de perguntas:

  1. Para finalizar, faça uma oficina de elaboração coletiva de perguntas sobre população LGBTQ+ e ditadura.
  2. Peça que todos registrem as perguntas no caderno.
  3. Finalize a aula com a leitura em voz alta das perguntas.
Sobre
Saiba mais sobre o projeto, realizadores e seus objetivos.
Apoio ao Educador
Aplique o conteúdo sobre a ditadura no Brasil na sala de aula para ampliar o estudo da História do Brasil e a formação da cidadania com o suporte de sequências didáticas e a promoção do protagonismo dos alunos. Consulte sequências didáticas que poderão auxiliar os educadores a trabalharem o tema da ditadura militar brasileira em sala de aula.
Projetos
Visite a galeria de projetos especiais realizados pelo Instituto Vladimir Herzog na promoção da Memória, Verdade e Justiça no Brasil, e na difusão de histórias inspiradoras de luta.
Acervo
Explore uma diversidade de conteúdos relacionados ao período da ditadura militar brasileira que ocorreu entre 1964 e 1985.
Memória Verdade e Justiça
Os direitos da Justiça de Transição promovem o reconhecimento e lidam com o legado de atrocidades de um passado violento e de um presente e futuro que precisam ser diferentes, para que se possa dizer: “nunca mais!”. Conheça algumas medidas tomadas pelo Estado e sociedade brasileiros para lidar com o que restou da ditadura de 1964.
Cultura e Sociedade
Apesar do conservadorismo e da violência do regime, a produção cultural brasileira durante a ditadura militar se notabilizou pelo engajamento político e desejo de mudança. Conheça um pouco mais sobre as influências do período em diversos setores da sociedade.
Repressão e Resistência

O Estado brasileiro utilizou uma série de mecanismos para amedrontar a população, sobretudo aqueles que não estivessem de acordo com as medidas ditatoriais. Conheça os reflexos do aparato repressivo e os focos de resistência na sociedade.