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Trilha de Ensino por Projetos

Trilha de Ensino por Projetos

Na trilha de Ensino por Projetos, sugerimos uma única sequência de 5 aulas, cujo projeto final tem um formato definido pelo professor. Nessa trilha os temas podem ser diversos e de livre escolha dos alunos. A proposta contém três momentos:

  1. apresentação da proposta do projeto,
  2. pesquisa e criação dos alunos, e
  3. exposição e publicização do resultado feita na articulação entre professores e alunos.

 

O ensino por projetos se pauta pelo protagonismo dos alunos sem prescindir da orientação constante dos professores. Antes de começá-lo, assista ao vídeo-tutorial de ensino por projetos.

Antes da aula: preparo docente!
Assista ao vídeo-tutorial sobre Ensino por Projetos e escolha o caminho pedagógico que se adapte melhor à sua realidade. Registre a proposta do projeto para apresentar aos alunos por escrito.
Aula 1 - Apresentação do projeto e formação dos grupos
O projeto é uma criação dos alunos balizada pela proposta do professor, que vai organizar o processo de pesquisa e delimitar a forma do resultado final da criação dos alunos. É fundamental que os alunos entendam a proposta apresentada, já que na maior parte do tempo eles irão trabalhar por conta própria e precisam estar seguros. Garanta que os alunos tiraram todas as suas dúvidas e deixe um tempo para que formem grupos e façam uma “chuva de ideias” ainda nesta aula.
Aula 2 - Aprender a Pesquisar para o Projeto
O professor deve aqui ensinar metodologias de pesquisa para que possam aprofundar e referenciar o projeto. Oriente-os que devem criar em seus grupos uma lista organizada de referências diversas (livros, capítulos, artigos, vídeos, filmes, páginas de redes sociais ou organizações, etc.). Depois, oriente-os que devem dividir as referências no grupo. A referenciação do projeto é importante para assegurar a construção de um conhecimento fundamentado. Divididas as referências, as pesquisas devem ser feitas individualmente em casa e trazidas para a aula seguinte.
Aula 3 - Criação orientada 1
Nessas aulas, o protagonismo dos alunos é incentivado. Os grupos devem trabalhar na criação de seu projeto, com base nas referências obtidas. O professor precisa fazer atendimentos aos grupos, escutando suas ideias e indicando referências, novos recortes, e guiando--os sobre a factibilidade do seu projeto. Essa orientação é imprescindível para que o resultado dê certo.
Aula 4 - Criação orientada 2
É fundamental que os alunos tenham tempo de criação orientada. Por isso, tente oferecer duas ou mais aulas disponíveis para esse processo.
Aula 5 - Resultados e exposições
Nesta aula, os alunos apresentam o projeto que produziram para o grupo-classe. Caso o resultado possa ser apresentado para os demais alunos da escola, exposto no espaço comum ou ampliado em redes sociais, essa aula também pode ser usada para organizar a divulgação e expansão dos resultados a outros públicos.
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Sobre
Saiba mais sobre o projeto, realizadores e seus objetivos.
Apoio ao Educador
Aplique o conteúdo sobre a ditadura no Brasil na sala de aula para ampliar o estudo da História do Brasil e a formação da cidadania com o suporte de sequências didáticas e a promoção do protagonismo dos alunos. Consulte sequências didáticas que poderão auxiliar os educadores a trabalharem o tema da ditadura militar brasileira em sala de aula.
Projetos
Visite a galeria de projetos especiais realizados pelo Instituto Vladimir Herzog na promoção da Memória, Verdade e Justiça no Brasil, e na difusão de histórias inspiradoras de luta.
Acervo
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