Carolina Rewaptu

Carolina Rewaptu

Carolina Rewaptu é uma liderança indígena que teve parte de seu povo, os A’uwe Uptabi de Marãiwatsédé, dizimado pela ditadura militar.

Ela tinha seis anos quando três aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) pousaram na aldeia em que os xavantes viviam isolados e expulsaram seu povo da área ao norte do Mato Grosso, que foi “doada” a apoiadores da ditadura. Eles foram abandonados a mais de 400km de distância, e os que ficaram na tribo foram massacrados. Segundo a Comissão Nacional da Verdade, no total, mais de oito mil indígenas de diferentes etnias foram vítimas do regime.

A luta do povo Marãiwatsédé para a retomada da terra durou 46 anos. Neste período, Carolina sobreviveu, aprendeu português, superou o medo de se expor a fim de defender seu povo e manter sua cultura. Em 1988, durante o exílio, aos 18 anos decidiu se tornar professora. Seu objetivo era que os xavantes pudessem, eles próprios, contar a verdade sobre a história de sua terra. Alguns anos depois, já mãe de quatro filhos, foi para a universidade fazer especialização em Pedagogia.

É professora para os jovens e crianças da tribo, além de fazer parte da Rede de Sementes do Xingu, atuando como liderança local do grupo “Mulheres Coletoras de Sementes”, formado em 2011. A rede promove intercâmbio entre vários povos indígenas e gera renda para as mulheres.

Carolina é hoje cacica de sua aldeia, assumindo um papel público reservado a homens também entre o povo Xavante. Retomar a terra foi a maneira que encontrou de restituir a verdade e a justiça. Desde a retomada de Marãiwatsédé, seu principal trabalho é recriar o mundo: replantar as hortas, as árvores, as matas. Tem como missão recuperar os alimentos tradicionais de seu povo, guardar a cultura xavante, cuidar do território e da saúde dos seus. A luta de Carolina foi essencial para a investigação das mortes ocorridas na expulsão de seu povo e também para a retomada das terras.

Sobre
Saiba mais sobre o projeto, realizadores e seus objetivos.
Apoio ao Educador
Aplique o conteúdo sobre a ditadura no Brasil na sala de aula para ampliar o estudo da História do Brasil e a formação da cidadania com o suporte de sequências didáticas e a promoção do protagonismo dos alunos. Consulte sequências didáticas que poderão auxiliar os educadores a trabalharem o tema da ditadura militar brasileira em sala de aula.
Projetos
Visite a galeria de projetos especiais realizados pelo Instituto Vladimir Herzog na promoção da Memória, Verdade e Justiça no Brasil, e na difusão de histórias inspiradoras de luta.
Acervo
Explore uma diversidade de conteúdos relacionados ao período da ditadura militar brasileira que ocorreu entre 1964 e 1985.
Memória Verdade e Justiça
Os direitos da Justiça de Transição promovem o reconhecimento e lidam com o legado de atrocidades de um passado violento e de um presente e futuro que precisam ser diferentes, para que se possa dizer: “nunca mais!”. Conheça algumas medidas tomadas pelo Estado e sociedade brasileiros para lidar com o que restou da ditadura de 1964.
Cultura e Sociedade
Apesar do conservadorismo e da violência do regime, a produção cultural brasileira durante a ditadura militar se notabilizou pelo engajamento político e desejo de mudança. Conheça um pouco mais sobre as influências do período em diversos setores da sociedade.
Repressão e Resistência

O Estado brasileiro utilizou uma série de mecanismos para amedrontar a população, sobretudo aqueles que não estivessem de acordo com as medidas ditatoriais. Conheça os reflexos do aparato repressivo e os focos de resistência na sociedade.