Atuação Profissional

operário da construção civil

Organização

Ação Libertadora Nacional (ALN)

Filiação

Albina Biscuola Ferreira e Domingos Antônio Ferreira

Data e Local de Nascimento

5/11/1931, Osasco (SP)

Data e Local de Morte

2/4/1970, Osasco (SP)

Dorival Ferreira

Dorival Ferreira
Dorival Ferreira morreu em 2 de abril de 1970, em Osasco, São Paulo. Na noite deste dia, sua casa foi invadida por policiais da Operação Bandeirante, ocasião em que foi ferido e preso. A falsa versão oficial aponta que Dorival foi morto em um tiroteio com agentes deste órgão. Contudo, Dorival se encontrava em sua casa quando, ao atender um chamado na porta, notou a presença de agentes de segurança, instante em que foi atingido por um tiro. Mesmo baleado no quadril, Dorival tentou fugir pelos fundos da casa. Antes, porém, avisou a sua esposa, Esterlita Ribeiro. Esta, então, pediu à filha que fosse informar ao avô, Domingos Antônio Ferreira, que morava próximo a eles, sobre o ocorrido. Domingos se dirigiu à casa do filho, encontrando-a cercada por policiais. Após chegar ao local, os agentes apontaram uma arma para sua cabeça e de sua neta, que à época dos fatos possuía apenas 14 anos de idade. Neste momento, ela e seus irmãos foram levados para um quarto localizado no imóvel e proibidos de sair, enquanto sua mãe e Domingos eram interrogados na cozinha. Posteriormente, os agentes informaram ao pai de Dorival que este teria sido preso. Apesar de os jornais da época confirmarem a versão oficial e afirmarem que ele teria sido morto em tiroteio em sua casa, documentos produzidos pelos órgãos de repressão permitem confirmar que Dorival, apesar de tentar fugir, foi preso sem haver registros de que teria sido direcionado a um hospital, apesar de estar baleado. O Relatório da Delegacia de Polícia de Itapeví do dia 10 de abril de 1970 afirma que Dorival foi executado no dia 3 de abril, um dia depois do suposto confronto ocorrido em sua casa. Tal informação coincide com o depoimento prestado pelo seu pai ao Departamento Estadual de Ordem Política e Social (DEOPS) no dia 2 de abril, em que declara que os policiais que se encontravam no domicílio de seu filho teriam lhe comunicado que ele foi preso. No laudo do Instituto de Polícia Técnica (IPT), elaborado após a necropsia, identifica-se 11 tiros no seu corpo, sendo um deles no dedo anular esquerdo, o que poderia indicar uma posição de defesa da vítima e, por sua vez, uma provável execução. Entre os bens encontrados com Dorival não há registro de nenhuma arma de fogo, o que desconstrói a versão de que teria havido alguma troca de tiros entre ele e os agentes da repressão. Dorival foi enterrado no dia 4 de abril de sem que a família pudesse ver o corpo. Seu atestado de óbito foi falsificado de forma a constar que sua morte teria ocorrido no dia 2. O destino final dos restos mortais de Dorival Ferreira permanecem desconhecidos até a presente data.
Sobre
Saiba mais sobre o projeto, realizadores e seus objetivos.
Apoio ao Educador
Aplique o conteúdo sobre a ditadura no Brasil na sala de aula para ampliar o estudo da História do Brasil e a formação da cidadania com o suporte de sequências didáticas e a promoção do protagonismo dos alunos. Consulte sequências didáticas que poderão auxiliar os educadores a trabalharem o tema da ditadura militar brasileira em sala de aula.
Projetos
Visite a galeria de projetos especiais realizados pelo Instituto Vladimir Herzog na promoção da Memória, Verdade e Justiça no Brasil, e na difusão de histórias inspiradoras de luta.
Acervo
Explore uma diversidade de conteúdos relacionados ao período da ditadura militar brasileira que ocorreu entre 1964 e 1985.
Memória Verdade e Justiça
Os direitos da Justiça de Transição promovem o reconhecimento e lidam com o legado de atrocidades de um passado violento e de um presente e futuro que precisam ser diferentes, para que se possa dizer: “nunca mais!”. Conheça algumas medidas tomadas pelo Estado e sociedade brasileiros para lidar com o que restou da ditadura de 1964.
Cultura e Sociedade
Apesar do conservadorismo e da violência do regime, a produção cultural brasileira durante a ditadura militar se notabilizou pelo engajamento político e desejo de mudança. Conheça um pouco mais sobre as influências do período em diversos setores da sociedade.
Repressão e Resistência

O Estado brasileiro utilizou uma série de mecanismos para amedrontar a população, sobretudo aqueles que não estivessem de acordo com as medidas ditatoriais. Conheça os reflexos do aparato repressivo e os focos de resistência na sociedade.