Atuação Profissional

camponês

Organização

Partido Comunista do Brasil (PCdoB)

Filiação

Maria Vieira e Manoel Vieira

Data e Local de Nascimento

Teresina (PI)

Data e Local de Morte

*/12/1973, São Domingos do Araguaia (PA)

Luiz Vieira

Luiz Vieira
Em oitiva realizada em 20 de março de 2014, em Goiânia (GO), João Alves de Souza, segundo tenente da Polícia Militar de Goiânia, afirmou que a morte de Luiz Vieira de Almeida (Luizinho) se deu no episódio conhecido como o “Chafurdo de Natal”, mas não informou a circunstancia dessas mortes, apenas que aquelas vítimas foram levadas e enterradas em outros locais. Entretanto, esta narrativa difere das outras informações disponíveis sobre a morte de Luiz. Segundo o Relatório Arroyo, o “Luis” que foi morto no natal de 1973 era, na verdade, o guerrilheiro Guilherme Gomes Lund, que utilizava este codinome. Luiz Vieira não consta nos Relatórios da Marinha, Exército e Aeronáutica de 1993. No entanto, em relatório do Centro de Informações do Exército (CIE) com uma lista de guerrilheiros do Araguaia consta o nome de Luiz Vieira, com a data de morte de 30 de dezembro de 1973. Em entrevista para Romualdo Pessoa Campos Filho, no dia 25 de fevereiro de 1995, em São Domingos do Araguaia, José Vieira, filho de Luiz Vieira, afirma que estava caminhando com o pai e outros guerrilheiros em algum lugar próximo de uma estrada na Fazenda Fortaleza, onde os militares os emboscaram e abriram fogo. José conseguiu escapar e afirma que depois deste evento, cuja data não sabe precisar, não soube mais do paradeiro de seu pai. Segundo fichas militares entregues anonimamente ao jornal O Globo, publicadas em 28 de abril de 1996, consta a seguinte anotação: “„Luizinho‟ – elemento local – morto em 31 Dez 73”. De acordo com o relatório da CEMDP e com o livro Dossiê Ditadura, organizado pelos familiares de vítimas da repressão, José Ribamar Ribeiro Lima, em declaração prestada no dia 04/07/96, na sede da Procuradoria da República no Estado de Roraima, ao procurador-chefe, Osório Barbosa, conta que assistiu à execução de Luizinho – „baixo, moreno, cabelos lisos e pretos‟ – por uma patrulha comandada pelo Cabo Andrada. Segundo Ribamar, ele (Luizinho) morava a uns quinze a vinte quilômetros da Vila Bacaba e, nesse dia, a patrulha comandada por Andrada era composta por quinze homens, inclusive José Ribamar. Chegaram ao local da casa de Luizinho, que se encontrava vazia. Caminharam mais uns seiscentos metros e por ter ficado para traz, o depoente já encontrou a vítima morta sendo o tiro foi dado pelas costas, e que pode ver o coração e o fígado e a „frente‟ de um modo geral toda „para fora‟; que viu preso um indivíduo conhecido por “Zezinho” (com estatura de um metro e setenta e cinco centímetros, cabelos lisos e pretos, aparentando ter uma idade entre dezoito e vinte anos) filho do finado “Luizinho”, em São Domingos dentro de um saco de estopa por volta de seis horas da tarde, quando os policiais disseram que o iriam levar para Bacaba e depois para Brasília‟.
Sobre
Saiba mais sobre o projeto, realizadores e seus objetivos.
Apoio ao Educador
Aplique o conteúdo sobre a ditadura no Brasil na sala de aula para ampliar o estudo da História do Brasil e a formação da cidadania com o suporte de sequências didáticas e a promoção do protagonismo dos alunos. Consulte sequências didáticas que poderão auxiliar os educadores a trabalharem o tema da ditadura militar brasileira em sala de aula.
Projetos
Visite a galeria de projetos especiais realizados pelo Instituto Vladimir Herzog na promoção da Memória, Verdade e Justiça no Brasil, e na difusão de histórias inspiradoras de luta.
Acervo
Explore uma diversidade de conteúdos relacionados ao período da ditadura militar brasileira que ocorreu entre 1964 e 1985.
Memória Verdade e Justiça
Os direitos da Justiça de Transição promovem o reconhecimento e lidam com o legado de atrocidades de um passado violento e de um presente e futuro que precisam ser diferentes, para que se possa dizer: “nunca mais!”. Conheça algumas medidas tomadas pelo Estado e sociedade brasileiros para lidar com o que restou da ditadura de 1964.
Cultura e Sociedade
Apesar do conservadorismo e da violência do regime, a produção cultural brasileira durante a ditadura militar se notabilizou pelo engajamento político e desejo de mudança. Conheça um pouco mais sobre as influências do período em diversos setores da sociedade.
Repressão e Resistência

O Estado brasileiro utilizou uma série de mecanismos para amedrontar a população, sobretudo aqueles que não estivessem de acordo com as medidas ditatoriais. Conheça os reflexos do aparato repressivo e os focos de resistência na sociedade.