Clarice Herzog

Clarice Herzog

Nascida Clarice Ribeiro Chaves, entrou para a história do Brasil como Clarice Herzog. Em 1975, seu marido, o jornalista Vladimir Herzog, foi preso, torturado e assassinado nas dependências do DOI-CODI em São Paulo, para onde havia ido voluntariamente prestar depoimentos. Desde então, Clarice tem travado uma luta contínua e permanente para esclarecer as circunstâncias e os responsáveis pela morte de Vlado.

Clarice graduou-se em Ciências Sociais na Universidade de São Paulo (USP), na década de 1960. Conheceu Vladimir Herzog, então estudante de Filosofia, em 1962 por meio de amigos em comum. Casaram no civil em fevereiro de 1964, a menos de dois meses do golpe apoiado por civis e praticado por militares contra o governo de João Goulart. O casal mudou-se para Londres, onde nasceram seus dois filhos, Ivo e André. Por lá, Clarice participou de um programa no Center of Information do Foreign and Commonwealth Office (FCO). Ela retornou ao Brasil em 1968 e deu início a uma carreira bem-sucedida com pesquisas de publicidade.

Viúva aos 34 anos, foi a primeira a romper o silêncio e dizer “Mataram o Vlado”. Clarice conduziu os dias seguintes à morte com intervenções que davam cada vez mais visibilidade ao que tinha acontecido. Dali pra frente, travou muitas lutas. A primeira contra a mentira forjada pelo Exército de que Vlado havia cometido suicídio. Pela tradição judaica, ele teria de ser enterrado junto aos muros do cemitério. No enterro, como ato de resistência, decidem colocá-lo na parte central, negando na prática a versão dos militares. Na missa ecumênica organizada na Catedral da Sé, mais de oito mil pessoas foram velar a morte de Herzog.

Ela não recuou diante de ameaças anônimas que recebeu por telefone, nem com a constante vigilância de policiais na porta de sua casa. Em plena ditadura, entrou na Justiça contra o Estado brasileiro com uma ação declaratória de culpa pela morte de Herzog. Em 1978, conseguiu uma sentença histórica do juiz Márcio José de Moraes que condenou o Estado, obrigando-o a indenizar a família do jornalista Vladimir Herzog por sua morte.

Em 2009, aceitou levar o Caso Herzog à Corte Interamericana de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos (CIDH/OEA) com apoio do Centro pela Justiça e Direito Internacional (CEJIL), precedente importante para todas as famílias de mortos e desaparecidos políticos. Em 2018, conquistaram a condenação do Estado brasileiro pela omissão em elucidar o crime e punir os torturadores de Vlado. Pela primeira vez, um tribunal internacional concluiu que o Brasil cometeu crime contra a humanidade durante a ditadura militar.

Em 2013, 38 anos depois do crime, Clarice conseguiu a retificação do atestado de óbito de Herzog, não mais como suicida, mas como vítima da violência do Estado brasileiro. Por mais de quarenta anos, manteve-se incansável nas lutas pela democracia. Desde 2009, atua como presidente do Instituto Vladimir Herzog, organização da sociedade civil criada para manter viva a história e o legado de Vlado.

Sobre
Saiba mais sobre o projeto, realizadores e seus objetivos.
Apoio ao Educador
Aplique o conteúdo sobre a ditadura no Brasil na sala de aula para ampliar o estudo da História do Brasil e a formação da cidadania com o suporte de sequências didáticas e a promoção do protagonismo dos alunos. Consulte sequências didáticas que poderão auxiliar os educadores a trabalharem o tema da ditadura militar brasileira em sala de aula.
Projetos
Visite a galeria de projetos especiais realizados pelo Instituto Vladimir Herzog na promoção da Memória, Verdade e Justiça no Brasil, e na difusão de histórias inspiradoras de luta.
Acervo
Explore uma diversidade de conteúdos relacionados ao período da ditadura militar brasileira que ocorreu entre 1964 e 1985.
Memória Verdade e Justiça
Os direitos da Justiça de Transição promovem o reconhecimento e lidam com o legado de atrocidades de um passado violento e de um presente e futuro que precisam ser diferentes, para que se possa dizer: “nunca mais!”. Conheça algumas medidas tomadas pelo Estado e sociedade brasileiros para lidar com o que restou da ditadura de 1964.
Cultura e Sociedade
Apesar do conservadorismo e da violência do regime, a produção cultural brasileira durante a ditadura militar se notabilizou pelo engajamento político e desejo de mudança. Conheça um pouco mais sobre as influências do período em diversos setores da sociedade.
Repressão e Resistência

O Estado brasileiro utilizou uma série de mecanismos para amedrontar a população, sobretudo aqueles que não estivessem de acordo com as medidas ditatoriais. Conheça os reflexos do aparato repressivo e os focos de resistência na sociedade.