Darcy Ribeiro

Darcy Ribeiro

“O mais importante é inventar o Brasil que nós queremos”, afirmou certa vez o antropólogo, escritor e político, Darcy Ribeiro, que ajudou a desvendar a realidade brasileira. Foi, ao mesmo tempo, um homem de ideias, um educador e um realizador.

Formado em antropologia, dedicou seus primeiros anos de vida profissional ao estudo dos índios do Pantanal, do Brasil Central e da Amazônia (1946-1956). Nesse período, criou o Museu do Índio e formulou o projeto de criação do Parque Indígena do Xingu. Elaborou para a Unesco um estudo sobre o impacto da civilização sobre grupos indígenas brasileiros no século XX e, em 1954, colaborou com a Organização Internacional do Trabalho na preparação de um manual sobre os povos aborígenes de todo o mundo.

Nos anos seguintes, dedicou-se à educação primária e superior. Criou a Universidade de Brasília, a UnB, da qual foi o primeiro reitor. Mais tarde, foi chamado por João Goulart para ser ministro-chefe da Casa Civil. Coordenava a implantação de reformas estruturais quando aconteceu o golpe militar de 1964, que o obrigou a se exilar.

Em seu retorno ao Brasil, em 1976, voltou a se dedicar à educação e à política, tendo sido eleito vice-governador do estado Rio de Janeiro em 1982. No ano seguinte, assentou as bases do que viria a ser o Programa Especial de Educação, com o encargo de implantar 500 Cieps, escolas de horário integral para crianças e adolescentes.

Darcy viveu em vários países da América Latina, onde conduziu programas de reforma universitária, com base nas ideias que defendeu no livro “A universidade necessária”. Foi assessor do presidente Salvador Allende, no Chile, e de Velasco Alvarado, no Peru. Nesse período, escreveu os cinco volumes de seus “Estudos de Antropologia da Civilização (“O processo civilizatório”, “As Américas e a civilização”, “O dilema da América Latina”, “Os brasileiros: Teoria do Brasil”, e “Os índios e a civilização”), livros que atingiram mais de 90 edições em diversas traduções. Neles, propõe uma teoria explicativa das causas do desenvolvimento desigual dos povos americanos.

Elegeu-se senador da República pelo estado do Rio de Janeiro em 1991. Elaborou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), sancionada pelo presidente Fernando Henrique Cardoso em 1996, como Lei Darcy Ribeiro. Em 1995, publicou “O povo brasileiro”, livro que encerra a coleção de seus “Estudos de Antropologia da Civilização”, além de uma compilação de seus discursos e ensaios, intitulada “O Brasil como problema”.

Sobre
Saiba mais sobre o projeto, realizadores e seus objetivos.
Apoio ao Educador
Aplique o conteúdo sobre a ditadura no Brasil na sala de aula para ampliar o estudo da História do Brasil e a formação da cidadania com o suporte de sequências didáticas e a promoção do protagonismo dos alunos. Consulte sequências didáticas que poderão auxiliar os educadores a trabalharem o tema da ditadura militar brasileira em sala de aula.
Projetos
Visite a galeria de projetos especiais realizados pelo Instituto Vladimir Herzog na promoção da Memória, Verdade e Justiça no Brasil, e na difusão de histórias inspiradoras de luta.
Acervo
Explore uma diversidade de conteúdos relacionados ao período da ditadura militar brasileira que ocorreu entre 1964 e 1985.
Memória Verdade e Justiça
Os direitos da Justiça de Transição promovem o reconhecimento e lidam com o legado de atrocidades de um passado violento e de um presente e futuro que precisam ser diferentes, para que se possa dizer: “nunca mais!”. Conheça algumas medidas tomadas pelo Estado e sociedade brasileiros para lidar com o que restou da ditadura de 1964.
Cultura e Sociedade
Apesar do conservadorismo e da violência do regime, a produção cultural brasileira durante a ditadura militar se notabilizou pelo engajamento político e desejo de mudança. Conheça um pouco mais sobre as influências do período em diversos setores da sociedade.
Repressão e Resistência

O Estado brasileiro utilizou uma série de mecanismos para amedrontar a população, sobretudo aqueles que não estivessem de acordo com as medidas ditatoriais. Conheça os reflexos do aparato repressivo e os focos de resistência na sociedade.