Laura Petit da Silva

Laura Petit da Silva

Desde os anos 1970, Laura Petit da Silva trava uma luta para encontrar os restos mortais de três irmãos assassinados pelo Exército na Guerrilha do Araguaia. Primeiro, Maria Lúcia, posteriormente, Jaime Petit da Silva e Lúcio Petit da Silva.

O pai dos quatro morreu cedo, assassinado por um dos capatazes de uma fazenda de café que administrava no interior de São Paulo. A mãe, então com 28 anos, seguiu com os filhos para Itapuí (SP) e depois para Amparo (SP), onde Laura iniciou seus estudos e onde nasceu Clóvis, seu quarto irmão. Após alguns anos, mudaram-se para Bauru (SP), onde o avô materno administrava uma fazenda.

Por causa de dificuldades financeiras, sua mãe mandou Lúcio para Minas Gerais e Jaime para o Rio de Janeiro, ambos em casas de familiares, enquanto Laura foi para São Paulo, onde um tio aceitou recebê-la e custear seus estudos. Nas férias, todos se reuniam em Duartina, para onde a mãe e os dois filhos mais novos haviam se mudado.

Anos mais tarde, os irmãos Petit, com exceção do caçula, passaram a viver em São Paulo. Laura, cursando Ciências Sociais no Centro Maria Antônia e militando no movimento estudantil, Lúcio e Jaime, formados em Engenharia, e Maria Lúcia, como estudante secundarista. Os três últimos entraram para o Partido Comunista do Brasil (PCdoB). Em 1970, foram para o Araguaia, onde o partido instalaria a guerrilha. Foi nessa época em que Laura os viu pela última vez, sem saber para onde iriam.

A partir de então, Laura recebia notícias dos irmãos por meio de cartas trazidas por um mensageiro chamado Antônio, que depois descobriria ser Carlos Nicolau Danielli, dirigente do PCdoB. Em 1972, quando o Exército deu início à repressão da Guerrilha do Araguaia, Antônio revelou a Laura o local onde os irmãos estavam.

No ano seguinte, ao saberem da morte de Danielli pelos jornais, Laura e o marido reuniram documentos, fotos, jornais e livros de sua casa e jogaram no rio Tietê, para o caso de agentes do Estado aparecerem. No mesmo ano, Regilena de Aquino, que fora casada com Jaime, revelou a eles que Maria Lúcia estava morta. De Jaime e Lúcio, Laura nunca teve notícias confiáveis. Até a Lei da Anistia, em 1979, acreditava que poderiam estar vivos e que voltariam.

Os restos mortais de Maria Lúcia foram localizados em 1991 no cemitério de Xambioá, em Tocantins, envoltos num tecido de paraquedas, e identificados por exame de DNA, em 1996, após forte pressão de Laura sobre o Departamento de Medicina Legal da Unicamp, para onde as ossadas foram levadas, e sobre o legista Badan Palhares. Ela teve que reunir forças para isso  após a morte da filha caçula, em 1990, aos quatro anos.

Sobre
Saiba mais sobre o projeto, realizadores e seus objetivos.
Apoio ao Educador
Aplique o conteúdo sobre a ditadura no Brasil na sala de aula para ampliar o estudo da História do Brasil e a formação da cidadania com o suporte de sequências didáticas e a promoção do protagonismo dos alunos. Consulte sequências didáticas que poderão auxiliar os educadores a trabalharem o tema da ditadura militar brasileira em sala de aula.
Projetos
Visite a galeria de projetos especiais realizados pelo Instituto Vladimir Herzog na promoção da Memória, Verdade e Justiça no Brasil, e na difusão de histórias inspiradoras de luta.
Acervo
Explore uma diversidade de conteúdos relacionados ao período da ditadura militar brasileira que ocorreu entre 1964 e 1985.
Memória Verdade e Justiça
Os direitos da Justiça de Transição promovem o reconhecimento e lidam com o legado de atrocidades de um passado violento e de um presente e futuro que precisam ser diferentes, para que se possa dizer: “nunca mais!”. Conheça algumas medidas tomadas pelo Estado e sociedade brasileiros para lidar com o que restou da ditadura de 1964.
Cultura e Sociedade
Apesar do conservadorismo e da violência do regime, a produção cultural brasileira durante a ditadura militar se notabilizou pelo engajamento político e desejo de mudança. Conheça um pouco mais sobre as influências do período em diversos setores da sociedade.
Repressão e Resistência

O Estado brasileiro utilizou uma série de mecanismos para amedrontar a população, sobretudo aqueles que não estivessem de acordo com as medidas ditatoriais. Conheça os reflexos do aparato repressivo e os focos de resistência na sociedade.