Marcos Faerman

Marcos Faerman

Marcos Faerman foi um jornalista que fez parte da imprensa alternativa durante a ditadura militar. Gaúcho, escreveu para os jornais Última Hora e Zero Hora, em Porto Alegre, e depois se mudou para São Paulo, onde trabalhou no Jornal da Tarde.

Desde a adolescência, no colégio, Faerman já escrevia para jornais estudantis. Influenciado pela Revolução Cubana e por um tio comunista, entrou no Partido Comunista Brasileiro (PCB) e se dedicou à militância estudantil. O jornalismo, porém, mantinha-se como sua grande paixão e, em 1961, após levar um manifesto político, ao jornalista Flávio Tavares, do Última Hora, passou a escrever para esse jornal. Nesse veículo, teve a oportunidade de criar o caderno de Cultura juntamente com Luís Fernando Veríssimo, experiência que o jornalista afirmou ter lhe servido para, anos depois, pensar o jornal Versus.

Durante a ditadura, Faerman rompeu com o PCB e entrou para o Partido Operário Comunista (POC). Durante o governo Médici, desligou-se da organização, mas ainda assim foi preso pela Operação Bandeirantes (Oban) por um mês, sofrendo torturas. Só foi solto por interferência da família Mesquita, proprietária do Jornal da Tarde. Após passagem pelo exílio, voltou ao Brasil e fundou o jornal Versus, cuja primeira edição saiu em outubro de 1975.

Segundo Bernardo Kucinski, autor de “Jornalistas e Revolucionários”, Versus “foi ao mesmo tempo uma alternativa de linguagem, de organização da produção jornalística e de proposta cultural”. Não dava ênfase ao discurso político propriamente dito, como outros jornais alternativos da época, mas procurava explorar aspectos mais culturais e estéticos. Ainda de acordo com Kucinski, “Faerman proclamou-o um ‘jornal de reportagens, ideias e cultura’, que propunha a cultura como forma de ação política”. O jornal destacava a fotografia, o desenho, as histórias em quadrinhos, a literatura, e a poesia. Chegou a vender 35 mil exemplares.

Faerman se desligou do projeto quando o Partido Socialista dos Trabalhadores (PST) passou a dominar a publicação. Três anos antes de falecer, em 1999, começou a lecionar na Faculdade Cásper Líbero, onde fundou o laboratório de jornalismo Esquinas de SP, atual revista Esquinas. A sala em que a publicação é elaborada leva o nome do jornalista.

Sobre
Saiba mais sobre o projeto, realizadores e seus objetivos.
Apoio ao Educador
Aplique o conteúdo sobre a ditadura no Brasil na sala de aula para ampliar o estudo da História do Brasil e a formação da cidadania com o suporte de sequências didáticas e a promoção do protagonismo dos alunos. Consulte sequências didáticas que poderão auxiliar os educadores a trabalharem o tema da ditadura militar brasileira em sala de aula.
Projetos
Visite a galeria de projetos especiais realizados pelo Instituto Vladimir Herzog na promoção da Memória, Verdade e Justiça no Brasil, e na difusão de histórias inspiradoras de luta.
Acervo
Explore uma diversidade de conteúdos relacionados ao período da ditadura militar brasileira que ocorreu entre 1964 e 1985.
Memória Verdade e Justiça
Os direitos da Justiça de Transição promovem o reconhecimento e lidam com o legado de atrocidades de um passado violento e de um presente e futuro que precisam ser diferentes, para que se possa dizer: “nunca mais!”. Conheça algumas medidas tomadas pelo Estado e sociedade brasileiros para lidar com o que restou da ditadura de 1964.
Cultura e Sociedade
Apesar do conservadorismo e da violência do regime, a produção cultural brasileira durante a ditadura militar se notabilizou pelo engajamento político e desejo de mudança. Conheça um pouco mais sobre as influências do período em diversos setores da sociedade.
Repressão e Resistência

O Estado brasileiro utilizou uma série de mecanismos para amedrontar a população, sobretudo aqueles que não estivessem de acordo com as medidas ditatoriais. Conheça os reflexos do aparato repressivo e os focos de resistência na sociedade.