HelenyGuariba

Atuação Profissional

professora de teatro, dramaturga

Organização

Vanguarda Popular Revolucionária (VPR)

Filiação

Pascoalina Ferreira e Isaac Ferreira Caetano

Data e Local de Nascimento

17/3/1941, Bebedouro (SP)

Data e Local de Morte

Desaparecimento em 12/7/1971, Rio de Janeiro (RJ)

Heleny Telles Ferreira Guariba

Heleny Telles Ferreira Guariba

Professora, teatróloga, militante de oposição à ditadura e desaparecida política desde 1971. Heleny Telles Ferreira Guariba cursou a Faculdade de Filosofia da Universidade de São Paulo (USP), foi professora universitária, trabalhou com Augusto Boal e foi diretora do Grupo de Teatro da Cidade de Santo André, em São Paulo.

Entre 1965 e 1967, estudou teatro na França e na Alemanha e, após seu retorno, deu aulas de dramaturgia no Teatro de Arena. Em 1969, começou a militar na Vanguarda Popular Revolucionária (VPR) organização que atuava na luta armada contra o regime militar. Entre março de 1970 e março de 1971, esteve presa pela primeira vez. Em seu prontuário no Dops, consta: “presa pela Operação Bandeirantes por estar envolvida em subversão e terrorismo”. Durante esse ano, ficou detida no Presídio Tiradentes.

Poucos meses depois de ser solta, em julho do mesmo ano, quando se preparava para deixar o país e viver no exterior, foi presa no Rio de Janeiro junto com Paulo de Tarso Celestino e desapareceu. A ex-guerrilheira e presa política Inês Etienne Romeu, em depoimento dado ao Ministério da Justiça anos depois, afirmou que Heleny Guariba esteve presa em Petrópolis, na chamada Casa da Morte, onde foi torturada e executada. Seu corpo nunca foi encontrado e Heleny é dada como desaparecida política.

Seu nome hoje batiza um Centro Cultural em Diadema, São Paulo, e também o Teatro Studio Heleny Guariba, na Praça Franklin Roosevelt, em São Paulo.

Sobre
Saiba mais sobre o projeto, realizadores e seus objetivos.
Apoio ao Educador
Aplique o conteúdo sobre a ditadura no Brasil na sala de aula para ampliar o estudo da História do Brasil e a formação da cidadania com o suporte de sequências didáticas e a promoção do protagonismo dos alunos. Consulte sequências didáticas que poderão auxiliar os educadores a trabalharem o tema da ditadura militar brasileira em sala de aula.
Projetos
Visite a galeria de projetos especiais realizados pelo Instituto Vladimir Herzog na promoção da Memória, Verdade e Justiça no Brasil, e na difusão de histórias inspiradoras de luta.
Acervo
Explore uma diversidade de conteúdos relacionados ao período da ditadura militar brasileira que ocorreu entre 1964 e 1985.
Memória Verdade e Justiça
Os direitos da Justiça de Transição promovem o reconhecimento e lidam com o legado de atrocidades de um passado violento e de um presente e futuro que precisam ser diferentes, para que se possa dizer: “nunca mais!”. Conheça algumas medidas tomadas pelo Estado e sociedade brasileiros para lidar com o que restou da ditadura de 1964.
Cultura e Sociedade
Apesar do conservadorismo e da violência do regime, a produção cultural brasileira durante a ditadura militar se notabilizou pelo engajamento político e desejo de mudança. Conheça um pouco mais sobre as influências do período em diversos setores da sociedade.
Repressão e Resistência

O Estado brasileiro utilizou uma série de mecanismos para amedrontar a população, sobretudo aqueles que não estivessem de acordo com as medidas ditatoriais. Conheça os reflexos do aparato repressivo e os focos de resistência na sociedade.