Posse do presidente João Goulart

João Goulart

João Goulart

João Belchior Marques Goulart, conhecido também pelo apelido de Jango, foi presidente do Brasil entre os anos de 1961 e 1964, quando foi deposto pelo Golpe Militar de 1964. João Goulart nasceu na cidade gaúcha de São Borja, em 1º de março de 1919, e faleceu na cidade argentina de Mercedes, em 6 de dezembro de 1976.

O primeiro cargo público da carreira de Jango, que entrou para a vida política com o suporte de Getúlio Vargas, foi como deputado federal, em 1950. Depois, foi ministro do Trabalho, Indústria e Comércio, no segundo governo de Vargas, quando promoveu um aumento do salário mínimo em 100%. Jango foi eleito vice-presidente da República duas vezes, a primeira, de JK, em 1955, a segunda, em 1960, de Jânio Quadros.

Quando Jânio renunciou, em 1961, Jango deveria assumir o governo, mas os partidos de oposição e setores das Forças Armadas tentaram impedir sua posse. Leonel Brizola, que era governador do Rio Grande do Sul, liderou a Campanha da Legalidade, para garantir que, na ausência do presidente, o cargo deveria ser ocupado por seu vice. Adotou-se, então, o sistema de governo parlamentarista, por meio do qual o poder do presidente estaria limitado (em janeiro de 1963, um plebiscito decidiu pela volta do presidencialismo).

João Goulart tomou posse em 7 de setembro de 1961, com a defesa das chamadas reformas de base, que incluíam reforma agrária, tributária, administrativa, bancária e educacional. Em março de 1964, durante um comício na Central do Brasil, no Rio de Janeiro, no qual havia mais de 300 mil pessoas, Jango anunciou o início às reformas de base. A reação da oposição foi imediata: dias depois ocorreu a Marcha da Família com Deus pela Liberdade. Em 31 de março, os militares, com o apoio dos Estados Unidos, deram início a um golpe de Estado.

O presidente refugiou-se no Rio Grande do Sul, de onde seguiu para o exílio no Uruguai e Argentina, onde faleceu aos 57 anos, num suposto ataque do coração, em dezembro de 1976. A família de Jango contesta a versão oficial e acredita que ele possa ter sido envenenado, vítima de um assassinato político como parte da chamada “Operação Condor” (uma aliança entre as ditaduras do Cone Sul nos anos 1970 para perseguir os opositores dos regimes militares da região). O processo de exumação de Jango teve início ainda em 2007, quando a família do ex-presidente deposto pelos militares pediu ao MPF a reabertura das investigações.

Em 2011, o pedido foi estendido à Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. Em novembro de 2013, quase 37 anos depois de sua morte, foi realizada a exumação dos restos mortais de Jango, em São Borja, na fronteira oeste do Rio Grande do Sul. Peritos da Polícia Federal e peritos estrangeiros transportaram o corpo do ex-presidente para a sede do Instituto Nacional de Criminalística (INC), em Brasília. O corpo de Jango ficou aproximadamente um mês na capital federal para coleta de amostras. Ele foi novamente enterrado no início de dezembro do ano passado, com honras de chefe de Estado.

A exumação do ex-presidente João Goulart já entrou na fase de identificação das chamadas causas mortis. Desde 26 de fevereiro, conforme informações da Polícia Federal, as amostras foram encaminhadas para os institutos de identificação que estão realizando as perícias e análises sobre os reais motivos do falecimento do ex-presidente.

Sobre
Saiba mais sobre o projeto, realizadores e seus objetivos.
Apoio ao Educador
Aplique o conteúdo sobre a ditadura no Brasil na sala de aula para ampliar o estudo da História do Brasil e a formação da cidadania com o suporte de sequências didáticas e a promoção do protagonismo dos alunos. Consulte sequências didáticas que poderão auxiliar os educadores a trabalharem o tema da ditadura militar brasileira em sala de aula.
Projetos
Visite a galeria de projetos especiais realizados pelo Instituto Vladimir Herzog na promoção da Memória, Verdade e Justiça no Brasil, e na difusão de histórias inspiradoras de luta.
Acervo
Explore uma diversidade de conteúdos relacionados ao período da ditadura militar brasileira que ocorreu entre 1964 e 1985.
Memória Verdade e Justiça
Os direitos da Justiça de Transição promovem o reconhecimento e lidam com o legado de atrocidades de um passado violento e de um presente e futuro que precisam ser diferentes, para que se possa dizer: “nunca mais!”. Conheça algumas medidas tomadas pelo Estado e sociedade brasileiros para lidar com o que restou da ditadura de 1964.
Cultura e Sociedade
Apesar do conservadorismo e da violência do regime, a produção cultural brasileira durante a ditadura militar se notabilizou pelo engajamento político e desejo de mudança. Conheça um pouco mais sobre as influências do período em diversos setores da sociedade.
Repressão e Resistência

O Estado brasileiro utilizou uma série de mecanismos para amedrontar a população, sobretudo aqueles que não estivessem de acordo com as medidas ditatoriais. Conheça os reflexos do aparato repressivo e os focos de resistência na sociedade.