Atuação Profissional
alfaiateOrganização
Partido Comunista do Brasil (PCdoB)Filiação
Leopoldina Maria de Jesus e Manoel Ferreira PintoData e Local de Nascimento
16/7/1932, Lagoa dos Gatos (PE)Data e Local de Morte
entre 14/1/1974 e 30/4/1974, sudeste do ParáSegundo o Relatório Arroyo, consta que Antônio Ferreira Pinto “Alfaiate” foi visto pela última vez em 14 de janeiro de 1974, junto com “Beto” (Lúcio Petit da Silva) e “Piauí” (Antônio de Pádua Costa), quando os três foram colher mandiocas para uma refeição.
Soldados lhes seguiram, atiraram e, após esse evento, não mais se teve informações sobre ele. À Comissão de Mortos e Desaparecidos Políticos, em 18 de junho de 1996, Criméia Schmidt de Almeida, Maria Amélia de Almeida Teles e César Augusto Teles declararam terem conhecido Antônio “Alfaiate” quando este residia em Duque de Caxias (RJ), em 1967, reconhecendo-o como a mesma pessoa que, em cartaz elaborado pelo PCdoB em 1996, consta com o nome de Antônio Ferreira Pinto. Criméia acrescenta que conviveu com Antônio “Alfaiate” em um sítio na localidade conhecida como Metade, no município de São Domingos do Araguaia.
Em 12 de abril de 1972, após o cerco das Forças Armadas, refugiaram-se na mata, onde Criméia permaneceu até sua saída da região, enquanto “Alfaiate” ali continuou até seu desaparecimento. Outros depoimentos de moradores da região informam que “Alfaiate”, Lúcio Petit da Silva e Uirassu Assis Batista “Valdir” foram presos juntos, por volta de 21 de abril de 1974. Em depoimento prestado por Margarida Ferreira Félix ao Ministério Público Federal, em 3 de julho de 2001, afirma-se que três guerrilheiros foram presos na casa do morador conhecido como “Manezinho das Duas” em uma emboscada.
Adalgisa Moraes da Silva afirmou ainda que os três guerrilheiros foram levados presos para a base militar da Bacaba. Antonio Felix da Silva, morador que prestou depoimento aos procuradores do Ministério Público Federal, deu informações de como “Alfaiate” foi preso, afirmando que, em abril de 1974, os militares pousaram em uma clareira e foram a pé até a casa de Manezinho, onde, por volta das 7h da manhã de 21 de abril de 1974, estavam Antônio, Valdir e Beto, com os pulsos amarrados. Os militares se comunicaram com sua base por rádio e, por volta das nove horas, teria pousado um helicóptero que levou os militares e os três prisioneiros.
De acordo com relato do major Sebastião Rodrigues de Moura, o “Curió”, “Alfaiate” e “Valdir” foram mortos uma semana depois na Clareira do Cabo Rosa, e “Beto” ficou mais tempo vivo e foi interrogado pelo general Bandeira. Relatório do CIE de 1975 afirma que Antônio teria morrido em 30 de abril de 1974. Os trabalhos da CEMDP permitiram confirmar a identificação de “Alfaiate” como Antônio Ferreira Pinto e reconhecer a responsabilidade do Estado por sua morte.
Antonio Ferreira Pinto é considerado desaparecido político por não terem sido entregues os restos mortais aos seus familiares, o que não permitiu o seu sepultamento até os dias de hoje. Conforme o exposto na Sentença da Corte Interamericana no caso Gomes Lund e outros, “o ato de desaparecimento e sua execução se iniciam com a privação da liberdade da pessoa e a subsequente falta de informação sobre seu destino, e permanece enquanto não se conheça o paradeiro da pessoa desaparecida e se determine com certeza sua identidade”, sendo que o Estado “tem o dever de investigar e, eventualmente, punir os responsáveis”.
Assim, recomenda-se a continuidade das investigações sobre as circunstâncias do caso de Antônio Ferreira Pinto, localização de seus restos mortais, retificação da certidão de óbito, identificação e responsabilização dos demais agentes envolvidos, conforme sentença da Corte Interamericana de Direitos Humanos que obriga o Estado brasileiro “a investigar os fatos, julgar e, se for o caso, punir os responsáveis e de determinar o paradeiro das vítimas”.
O Estado brasileiro utilizou uma série de mecanismos para amedrontar a população, sobretudo aqueles que não estivessem de acordo com as medidas ditatoriais. Conheça os reflexos do aparato repressivo e os focos de resistência na sociedade.