Atuação Profissional

alfaiate

Organização

Partido Comunista do Brasil (PCdoB)

Filiação

Leopoldina Maria de Jesus e Manoel Ferreira Pinto

Data e Local de Nascimento

16/7/1932, Lagoa dos Gatos (PE)

Data e Local de Morte

entre 14/1/1974 e 30/4/1974, sudeste do Pará

Antônio Ferreira Pinto “Alfaiate”

Antônio Ferreira Pinto “Alfaiate”

Segundo o Relatório Arroyo, consta que Antônio Ferreira Pinto “Alfaiate” foi visto pela última vez em 14 de janeiro de 1974, junto com “Beto” (Lúcio Petit da Silva) e “Piauí” (Antônio de Pádua Costa), quando os três foram colher mandiocas para uma refeição.

 

Soldados lhes seguiram, atiraram e, após esse evento, não mais se teve informações sobre ele. À Comissão de Mortos e Desaparecidos Políticos, em 18 de junho de 1996, Criméia Schmidt de Almeida, Maria Amélia de Almeida Teles e César Augusto Teles declararam terem conhecido Antônio “Alfaiate” quando este residia em Duque de Caxias (RJ), em 1967, reconhecendo-o como a mesma pessoa que, em cartaz elaborado pelo PCdoB em 1996, consta com o nome de Antônio Ferreira Pinto. Criméia acrescenta que conviveu com Antônio “Alfaiate” em um sítio na localidade conhecida como Metade, no município de São Domingos do Araguaia.

 

Em 12 de abril de 1972, após o cerco das Forças Armadas, refugiaram-se na mata, onde Criméia permaneceu até sua saída da região, enquanto “Alfaiate” ali continuou até seu desaparecimento. Outros depoimentos de moradores da região informam que “Alfaiate”, Lúcio Petit da Silva e Uirassu Assis Batista “Valdir” foram presos juntos, por volta de 21 de abril de 1974. Em depoimento prestado por Margarida Ferreira Félix ao Ministério Público Federal, em 3 de julho de 2001, afirma-se que três guerrilheiros foram presos na casa do morador conhecido como “Manezinho das Duas” em uma emboscada.

 

Adalgisa Moraes da Silva afirmou ainda que os três guerrilheiros foram levados presos para a base militar da Bacaba. Antonio Felix da Silva, morador que prestou depoimento aos procuradores do Ministério Público Federal, deu informações de como “Alfaiate” foi preso, afirmando que, em abril de 1974, os militares pousaram em uma clareira e foram a pé até a casa de Manezinho, onde, por volta das 7h da manhã de 21 de abril de 1974, estavam Antônio, Valdir e Beto, com os pulsos amarrados. Os militares se comunicaram com sua base por rádio e, por volta das nove horas, teria pousado um helicóptero que levou os militares e os três prisioneiros.

 

De acordo com relato do major Sebastião Rodrigues de Moura, o “Curió”, “Alfaiate” e “Valdir” foram mortos uma semana depois na Clareira do Cabo Rosa, e “Beto” ficou mais tempo vivo e foi interrogado pelo general Bandeira. Relatório do CIE de 1975 afirma que Antônio teria morrido em 30 de abril de 1974. Os trabalhos da CEMDP permitiram confirmar a identificação de “Alfaiate” como Antônio Ferreira Pinto e reconhecer a responsabilidade do Estado por sua morte.

Sobre
Saiba mais sobre o projeto, realizadores e seus objetivos.
Apoio ao Educador
Aplique o conteúdo sobre a ditadura no Brasil na sala de aula para ampliar o estudo da História do Brasil e a formação da cidadania com o suporte de sequências didáticas e a promoção do protagonismo dos alunos. Consulte sequências didáticas que poderão auxiliar os educadores a trabalharem o tema da ditadura militar brasileira em sala de aula.
Projetos
Visite a galeria de projetos especiais realizados pelo Instituto Vladimir Herzog na promoção da Memória, Verdade e Justiça no Brasil, e na difusão de histórias inspiradoras de luta.
Acervo
Explore uma diversidade de conteúdos relacionados ao período da ditadura militar brasileira que ocorreu entre 1964 e 1985.
Memória Verdade e Justiça
Os direitos da Justiça de Transição promovem o reconhecimento e lidam com o legado de atrocidades de um passado violento e de um presente e futuro que precisam ser diferentes, para que se possa dizer: “nunca mais!”. Conheça algumas medidas tomadas pelo Estado e sociedade brasileiros para lidar com o que restou da ditadura de 1964.
Cultura e Sociedade
Apesar do conservadorismo e da violência do regime, a produção cultural brasileira durante a ditadura militar se notabilizou pelo engajamento político e desejo de mudança. Conheça um pouco mais sobre as influências do período em diversos setores da sociedade.
Repressão e Resistência

O Estado brasileiro utilizou uma série de mecanismos para amedrontar a população, sobretudo aqueles que não estivessem de acordo com as medidas ditatoriais. Conheça os reflexos do aparato repressivo e os focos de resistência na sociedade.