Elson Martins

Elson Martins

Elson Martins é um jornalista acreano, nascido em Nova Olinda. Viveu em Rio Branco (AC), Belém (PA), Macapá (AP) e Belo Horizonte (MG). Na capital mineira, começou seus estudos em Jornalismo. Retornou à Amazônia, para Belém, em 1969, como membro da Ação Libertadora Nacional (ALN), mas como não concordava com a ideia de que era preciso iniciar uma guerrilha, acabou se desligando da organização.

Em 1975, foi para o Acre e passou a escrever para o jornal O Estado de S. Paulo. Lá, cobriu os conflitos entre seringueiros e latifundiários. “Nunca abri mão de lidar com a emoção. Chorei com seringueiros ao ver áreas desmatadas. E quanto mais eu cobria esses eventos, mais eu queria voltar às minhas origens.”

Martins conheceu Chico Mendes, quem ajudou a projetar nacionalmente. Liderou a equipe que produziu o jornal Varadouro, uma das mais importantes experiências da imprensa alternativa do país. O jornalista também fundou a Folha do Amapá, na capital daquele estado.

Sobre
Saiba mais sobre o projeto, realizadores e seus objetivos.
Apoio ao Educador
Aplique o conteúdo sobre a ditadura no Brasil na sala de aula para ampliar o estudo da História do Brasil e a formação da cidadania com o suporte de sequências didáticas e a promoção do protagonismo dos alunos. Consulte sequências didáticas que poderão auxiliar os educadores a trabalharem o tema da ditadura militar brasileira em sala de aula.
Projetos
Visite a galeria de projetos especiais realizados pelo Instituto Vladimir Herzog na promoção da Memória, Verdade e Justiça no Brasil, e na difusão de histórias inspiradoras de luta.
Acervo
Explore uma diversidade de conteúdos relacionados ao período da ditadura militar brasileira que ocorreu entre 1964 e 1985.
Memória Verdade e Justiça
Os direitos da Justiça de Transição promovem o reconhecimento e lidam com o legado de atrocidades de um passado violento e de um presente e futuro que precisam ser diferentes, para que se possa dizer: “nunca mais!”. Conheça algumas medidas tomadas pelo Estado e sociedade brasileiros para lidar com o que restou da ditadura de 1964.
Cultura e Sociedade
Apesar do conservadorismo e da violência do regime, a produção cultural brasileira durante a ditadura militar se notabilizou pelo engajamento político e desejo de mudança. Conheça um pouco mais sobre as influências do período em diversos setores da sociedade.
Repressão e Resistência

O Estado brasileiro utilizou uma série de mecanismos para amedrontar a população, sobretudo aqueles que não estivessem de acordo com as medidas ditatoriais. Conheça os reflexos do aparato repressivo e os focos de resistência na sociedade.