Valdir Coelho

Valdir Coelho

Valdir Coelho, oficial do exército, comandante do DOI-Codi, participou da criação da Operação Bandeirante (Oban), em São Paulo, e chefiou-a entre 1969 e 1970. Também esteve no comando do 2º Batalhão de Engenharia de Combate (BEC) em Pindamonhangaba, no interior de São Paulo.

Participou da prisão e morte do ex-militante da Ação Libertadora Nacional (ALN), Virgílio Gomes da Silva, entre outras pessoas, integrante do grupo que sequestrou o embaixador dos Estados Unidos Charles Elbrick.

Segundo depoimento à imprensa de Marival Dias Chaves do Canto, ex-sargento das Forças Armadas que denunciou abusos cometidos durante a ditadura à Comissão Nacional da Verdade (CNV), Valdir Coelho também participou, no DOI-Codi, do treinamento de agentes de outros países da América Latina para a Operação Condor, cujo objetivo era identificar militantes políticos foragidos no exterior. De acordo com informações divulgadas em jornais no ano de 2000, ele teria morrido de infarto fulminante ainda durante o período de ditadura.

Sobre
Saiba mais sobre o projeto, realizadores e seus objetivos.
Apoio ao Educador
Aplique o conteúdo sobre a ditadura no Brasil na sala de aula para ampliar o estudo da História do Brasil e a formação da cidadania com o suporte de sequências didáticas e a promoção do protagonismo dos alunos. Consulte sequências didáticas que poderão auxiliar os educadores a trabalharem o tema da ditadura militar brasileira em sala de aula.
Projetos
Visite a galeria de projetos especiais realizados pelo Instituto Vladimir Herzog na promoção da Memória, Verdade e Justiça no Brasil, e na difusão de histórias inspiradoras de luta.
Acervo
Explore uma diversidade de conteúdos relacionados ao período da ditadura militar brasileira que ocorreu entre 1964 e 1985.
Memória Verdade e Justiça
Os direitos da Justiça de Transição promovem o reconhecimento e lidam com o legado de atrocidades de um passado violento e de um presente e futuro que precisam ser diferentes, para que se possa dizer: “nunca mais!”. Conheça algumas medidas tomadas pelo Estado e sociedade brasileiros para lidar com o que restou da ditadura de 1964.
Cultura e Sociedade
Apesar do conservadorismo e da violência do regime, a produção cultural brasileira durante a ditadura militar se notabilizou pelo engajamento político e desejo de mudança. Conheça um pouco mais sobre as influências do período em diversos setores da sociedade.
Repressão e Resistência

O Estado brasileiro utilizou uma série de mecanismos para amedrontar a população, sobretudo aqueles que não estivessem de acordo com as medidas ditatoriais. Conheça os reflexos do aparato repressivo e os focos de resistência na sociedade.