A presidente Dilma Rousseff se emociona na entrega do relatório final da Comissão Nacional da Verdade

A presidente Dilma Rousseff se emociona na entrega do relatório final da Comissão Nacional da Verdade
Autoria: Antonio Cruz
Data: 2014
Direitos de Imagem: Livre - Creditar a fonte
A foto mostra a então presidente Dilma Rousseff visivelmente emocionada durante a cerimônia de entrega do relatório final da Comissão Nacional da Verdade, em 10 de dezembro de 2014. A emoção de Dilma tem um peso histórico e pessoal: ela mesma foi uma presa política e sofreu torturas brutais durante a ditadura. Naquele momento, como chefe de Estado, ela recebia o documento que detalhava oficialmente os crimes que ela e milhares de outros brasileiros sofreram. O relatório da CNV listou 434 mortos e desaparecidos políticos, sendo um marco na luta pela memória e pela verdade no Brasil.
Sobre
Saiba mais sobre o projeto, realizadores e seus objetivos.
Apoio ao Educador
Aplique o conteúdo sobre a ditadura no Brasil na sala de aula para ampliar o estudo da História do Brasil e a formação da cidadania com o suporte de sequências didáticas e a promoção do protagonismo dos alunos. Consulte sequências didáticas que poderão auxiliar os educadores a trabalharem o tema da ditadura militar brasileira em sala de aula.
Acervo
Explore uma diversidade de conteúdos relacionados ao período da ditadura militar brasileira que ocorreu entre 1964 e 1985.
Cultura e Sociedade
Apesar do conservadorismo e da violência do regime, a produção cultural brasileira durante a ditadura militar se notabilizou pelo engajamento político e desejo de mudança. Conheça um pouco mais sobre as influências do período em diversos setores da sociedade.
Repressão e Resistência

O Estado brasileiro utilizou uma série de mecanismos para amedrontar a população, sobretudo aqueles que não estivessem de acordo com as medidas ditatoriais. Conheça os reflexos do aparato repressivo e os focos de resistência na sociedade.