LGBTQ+ em luta

LGBTQ+ em luta

Metodologia: Análise de imagem e oficina de elaboração de perguntas

IMAGEM 1 – Manifestação em defesa da população LGBT em 1980 na cidade de São Paulo

Manifestação em São Paulo em 1979
Manifestação em São Paulo em 1979

Análise da imagem 1:

  1. Mostre a imagem 1 aos alunos, informando local e data (São Paulo, 1980). Peça que a descrevam.
    O que os alunos interpretam dessa imagem? O que está escrito no cartaz? O que chama mais atenção na foto?
  2. Explique que o “Somos: Grupo de Afirmação Homossexual”, conhecido como Grupo Somos, foi um dos primeiros grupos organizados em defesa dos direitos LGBTQ+ no Brasil. Teve como missão lutar contra a ditadura moral e contra a censura.
  3. Para mais detalhes, use esse texto.

IMAGEM 2 – Capa da Revista Lampião na Esquina

Capa de uma das edições do Lampião da Esquina em 1981
Capa de uma das edições do Lampião da Esquina em 1981.

Análise da imagem 2:

  1. Mostre aos alunos a imagem 2 informando-os apenas sobre o local e ano da foto (Rio de Janeiro, 1981) e peça que a descrevam.
  2. O que os alunos conseguem ler da capa da revista? Quais ideias e interpretações a capa estimula?
    Explique o que foi a Lampião na Esquina, a primeira revista integralmente dedicada ao público LGBTQ+ da história do Brasil.
  3. Para compartilhar mais detalhes, leia o artigo Lampião da Esquina na mira da ditadura hetero-militar de 1964, de Renan Quinalha.

Oficina de elaboração de perguntas:

  1. Para finalizar, faça uma oficina de elaboração coletiva de perguntas sobre população LGBTQ+ e ditadura.
  2. Peça que todos registrem as perguntas no caderno.
  3. Finalize a aula com a leitura em voz alta das perguntas.
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