Metodologia: Vídeoaula e exposição dialogada
- Comece a aula com o vídeo “Incontáveis. Episódio 4: População LGBTQIA+ na ditadura”
- Discuta com os alunos o conteúdo do vídeo. Depois, transmita a videoaula do Prof. Marcos Tolentino.
- Prossiga com uma aula expositiva dialogada sobre o tema da população LGBTQ+ na ditadura. Na sua exposição, procure responder às seguintes questões:
- Como o golpe de 1964 afetou as pessoas LGBT+?
- Quais as principais formas de repressão e violência sofridas por esta população durante o período ditatorial?
- Quais as formas de resistência do movimento LGBT+ contra a ditadura?
- Quais acontecimentos históricos marcaram a trajetória do movimento LGTB+ durante a ditadura?
- Quais as principais peças culturais censuradas por LGBTfobia na ditadura?
- Quais os principais grupos da militância LGBTQ+ que atuaram nesse período? Teriam eles ajudado, de alguma forma, a derrubar a ditadura?
- Quais as rupturas e continuidades da LGBTfobia de Estado na ditadura e democracia?
- Como vídeo complementar, se houver tempo, transmita aos alunos o programa “Repressão à comunidade LGBT na ditadura”, uma entrevista da Assembleia Legislativa de Minas Gerais com o Prof. Renan Quinalha sobre seu livro “Contra a moral e os bons costumes. A ditadura e a repressão à comunidade LGBT”