Metodologia: Análise de imagem, interpretação de música e oficina de elaboração de perguntas
IMAGEM 1
MÚSICA 1
- Primeiramente, mostre a imagem 1 aos alunos, informando local e data (São Paulo, outubro de 1966). Peça que a descrevam. Como os alunos interpretam esta imagem? Reconhecem quem é o homem em destaque? Quais ideias a imagem estimula?
- Explique que é Jair Rodrigues, cantor e intérprete que fez grande sucesso nos anos 1960 e 1970, tendo vencido o Festival da Música Brasileira de 1966 com a música Disparada, composição de Geraldo Vandré e Théo de Barros. Conte sobre a importância dos Festivais como organizadores da expressão cultural e manifestação artística inovadora brasileira dos anos 1960.
- Depois, mostre aos alunos o vídeo correspondente à foto, com Jair Rodrigues cantando Disparada no Festival de 1966, acompanhado da letra da música.
- Discuta os significados e interpretações da música Disparada. Considerando o contexto da ditadura, além do intenso êxodo rural e aglomeração de brasileiros nas cidades, interprete com os alunos os versos abaixo:
“Eu venho lá do sertão
E posso não lhe agradar
Aprendi a dizer não
Ver a morte sem chorar”e
“Porque gado a gente marca
Tange, ferra, engorda e mata
Mas com gente é diferente
Se você não concordar
Não posso me desculpar
Não canto pra enganar”
IMAGEM 2
MÚSICA 2
- Mostre a imagem 2 aos alunos, informando local e data (São Paulo, outubro de 1967). Peça que a descrevam e note que o evento ocorreu exatamente um ano depois da imagem 1. Como os alunos interpretam esta imagem? Reconhecem quem são os cantores em destaque? Quais ideias a imagem estimula?
- Explique que é Chico Buarque com o quarteto MPB4, cantando Roda Viva, a música vencedora do Festival de 1967. Conte sobre a importância dos Festivais como articuladoras de sentimentos comuns dos jovens diante da repressão e da ditadura, e como a música Roda Viva representou uma crítica política dessa geração.
- Depois, mostre aos alunos o vídeo correspondente à foto, com Chico Buarque e o MPB4 cantando Roda Viva no Festival de 1967, acompanhado da letra da música.
- Discuta os significados e interpretações da música Roda VIVa. Considerando o contexto difícil de repressão que o Brasil vivia e o período de intenso êxodo rural e aglomeração de brasileiros nas cidades, como interpretam os versos:
“Tem dias que a gente se sente
Como quem partiu ou morreu
A gente estancou de repente
Ou foi o mundo então que cresceu
A gente quer ter voz ativa
No nosso destino mandar
Mas eis que chega a roda-viva
E carrega o destino pra lá”e
“A gente vai contra a corrente
Até não poder resistir
Na volta do barco é que sente
O quanto deixou de cumprir
Faz tempo que a gente cultiva
A mais linda roseira que há
Mas eis que chega a roda-viva
E carrega a roseira pra lá”
Oficina de elaboração de perguntas:
- Para finalizar, faça uma oficina de elaboração coletiva de perguntas sobre a canção popular e a resistência à ditadura brasileira.
- Peça que todos registrem as perguntas no caderno.
- Finalize a aula com a leitura em voz alta das perguntas.