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Como usar o Portal em sala de aula?
O Portal Memórias da Ditadura sugere aos educadores duas possibilidades metodológicas de trabalho do ensino de História da Ditadura e Educação em Direitos Humanos: 22 Sequências Didáticas Temáticas e uma trilha pedagógica de Ensino por Projetos.
Nas Sequências Didáticas Temáticas, o objetivo é a criação de repertório dos estudantes baseado em conteúdos referenciados e aulas dialogadas sobre um determinado tema, com análise de imagens, fontes primárias, comentários de especialistas e textos do Portal. Já na trilha do Ensino por Projetos, os temas de pesquisa são diversificados e de livre escolha dos alunos. Nesse caso, o principal objetivo é a pesquisa e criação protagonizada pelos alunos dentro de um escopo e um formato previamente propostos pelo professor.
O ensino de História da ditadura e a educação em direitos humanos propõem aos estudantes que conheçam fatos do passado que ainda reverberam com força no presente. Quando se trata da repressão e da violência de Estado contra grupos vulneráveis, ou das batalhas da resistência social por democracia e justiça, a relação passado e presente abre uma série de possibilidades pedagógicas. Para lidar com as interações entre passado/presente, é importante que o educador faça escolhas metodológicas bem definidas, que possam simultaneamente promover o diálogo sobre conteúdos temáticos, mobilizar as dúvidas e inquietações de cada turma, e permitir o protagonismo dos estudantes nos momentos de ensino por projetos.
Autonomia do educador, protagonismo dos alunos
O professor poderá escolher de maneira autônoma a melhor forma de utilizar as Sequências Didáticas (SD) deste Portal de acordo com sua realidade, demanda e disponibilidade. É possível aplicar as SD de forma avulsa (um ciclo curto) ou combinada (um ciclo longo, aproveitando o acúmulo de aprendizados entre elas). Não há uma ordem preferencial. Recomendamos que o professor navegue por todas as SD e crie seu percurso pedagógico autoral.
É fundamental que o diálogo professor-aluno seja o eixo pedagógico da aplicação de todas as SD. Todas elas têm temas, metodologias e materiais que podem ser adaptados a cada realidade. A trilha do Ensino por Projetos se destaca pelo maior protagonismo e liberdade dos alunos, mas sempre balizados pela orientação dos educadores. A autonomia dos alunos é tão fundamental quanto a orientação referenciada dos professores. O diálogo professor-alunos frutificará experiências pedagógicas inesquecíveis.
Em resumo: autonomia do educador, diálogo professor-aluno, criação orientada e protagonismo dos alunos caminham de mãos dadas.
Poste seu trabalho e marque a gente!
Caso o projeto dos seus alunos seja postado, não deixe de marcar as redes sociais do Instituto Vladimir Herzog indicando a Sequência Didática utilizada! Comente também se nossa proposta foi útil, se você gostou e como pode ser melhorada. Se deu certo, indique nossas SDs aos seus amigos educadores! 🙂