Explore o conteúdo

Como usar o Portal em sala de aula?

Como usar o Portal em sala de aula?

O Portal Memórias da Ditadura sugere aos educadores duas possibilidades metodológicas de trabalho do ensino de História da Ditadura e Educação em Direitos Humanos: 22 Sequências Didáticas Temáticas e uma trilha pedagógica de Ensino por Projetos.

Nas Sequências Didáticas Temáticas, o objetivo é a criação de repertório dos estudantes baseado em conteúdos referenciados e aulas dialogadas sobre um determinado tema, com análise de imagens, fontes primárias, comentários de especialistas e textos do Portal. Já na trilha do Ensino por Projetos, os temas de pesquisa são diversificados e de livre escolha dos alunos. Nesse caso, o principal objetivo é a pesquisa e criação protagonizada pelos alunos dentro de um escopo e um formato previamente propostos pelo professor.

O ensino de História da ditadura e a educação em direitos humanos propõem aos estudantes que conheçam fatos do passado que ainda reverberam com força no presente. Quando se trata da repressão e da violência de Estado contra grupos vulneráveis, ou das batalhas da resistência social por democracia e justiça, a relação passado e presente abre uma série de possibilidades pedagógicas. Para lidar com as interações entre passado/presente, é importante que o educador faça escolhas metodológicas bem definidas, que possam simultaneamente promover o diálogo sobre conteúdos temáticos, mobilizar as dúvidas e inquietações de cada turma, e permitir o protagonismo dos estudantes nos momentos de ensino por projetos.

Autonomia do educador, protagonismo dos alunos

O professor poderá escolher de maneira autônoma a melhor forma de utilizar as Sequências Didáticas (SD) deste Portal de acordo com sua realidade, demanda e disponibilidade. É possível aplicar as SD de forma avulsa (um ciclo curto) ou combinada (um ciclo longo, aproveitando o acúmulo de aprendizados entre elas). Não há uma ordem preferencial. Recomendamos que o professor navegue por todas as SD e crie seu percurso pedagógico autoral.

É fundamental que o diálogo professor-aluno seja o eixo pedagógico da aplicação de todas as SD. Todas elas têm temas, metodologias e materiais que podem ser adaptados a cada realidade. A trilha do Ensino por Projetos se destaca pelo maior protagonismo e liberdade dos alunos, mas sempre balizados pela orientação dos educadores. A autonomia dos alunos é tão fundamental quanto a orientação referenciada dos professores. O diálogo professor-alunos frutificará experiências pedagógicas inesquecíveis.

Em resumo: autonomia do educador, diálogo professor-aluno, criação orientada e protagonismo dos alunos caminham de mãos dadas.


Poste seu trabalho e marque a gente!

Caso o projeto dos seus alunos seja postado, não deixe de marcar as redes sociais do Instituto Vladimir Herzog indicando a Sequência Didática utilizada! Comente também se nossa proposta foi útil, se você gostou e como pode ser melhorada. Se deu certo, indique nossas SDs aos seus amigos educadores! 🙂

Sobre
Saiba mais sobre o projeto, realizadores e seus objetivos.
Apoio ao Educador
Aplique o conteúdo sobre a ditadura no Brasil na sala de aula para ampliar o estudo da História do Brasil e a formação da cidadania com o suporte de sequências didáticas e a promoção do protagonismo dos alunos. Consulte sequências didáticas que poderão auxiliar os educadores a trabalharem o tema da ditadura militar brasileira em sala de aula.
Projetos
Visite a galeria de projetos especiais realizados pelo Instituto Vladimir Herzog na promoção da Memória, Verdade e Justiça no Brasil, e na difusão de histórias inspiradoras de luta.
Acervo
Explore uma diversidade de conteúdos relacionados ao período da ditadura militar brasileira que ocorreu entre 1964 e 1985.
Memória Verdade e Justiça
Os direitos da Justiça de Transição promovem o reconhecimento e lidam com o legado de atrocidades de um passado violento e de um presente e futuro que precisam ser diferentes, para que se possa dizer: “nunca mais!”. Conheça algumas medidas tomadas pelo Estado e sociedade brasileiros para lidar com o que restou da ditadura de 1964.
Cultura e Sociedade
Apesar do conservadorismo e da violência do regime, a produção cultural brasileira durante a ditadura militar se notabilizou pelo engajamento político e desejo de mudança. Conheça um pouco mais sobre as influências do período em diversos setores da sociedade.
Repressão e Resistência

O Estado brasileiro utilizou uma série de mecanismos para amedrontar a população, sobretudo aqueles que não estivessem de acordo com as medidas ditatoriais. Conheça os reflexos do aparato repressivo e os focos de resistência na sociedade.