Caetano Veloso, compositor de Alegria-Alegria
Caetano Veloso, compositor de Alegria-Alegria defende sua composição no Festival da Música de 1967

Caetano Veloso

Inquieto. Muito antes de se firmar como um dos pilares do tropicalismo ou esculhambar a platéia que o vaiava num show histórico de 1968, enquanto cantava “É Proibido Proibir”, Caetano Veloso já era um rapaz inquieto. Foi essa inquietude natural que o levou a abandonar a faculdade de Filosofia e partir de Salvador rumo ao Rio de Janeiro em 1965. Maria Bethânia, sua irmã quatro anos mais nova e também cantora, fora convidada para substituir Nara Leão no show Opinião, um marco daqueles tempos, e Caetano decidiu acompanhá-la.

No mesmo ano, Bethânia lançaria um compacto que tinha como carro-chefe a canção que marcaria sua passagem pelo Opinião, “Carcará”, de João do Vale e José Cândido, e, no lado B, uma composição de Caetano: “De manhã”. Ele, que já fazia shows na Bahia, alguns ao lado de Bethânia, Gilberto Gil, Gal Costa e Tom Zé, agilizou também a gravação de um compacto seu e, já no segundo semestre, atuou no musical Arena Canta a Bahia, dirigido por Augusto Boal, em São Paulo.

Pouco a pouco, impulsionado pelos festivais nos quais se inscreveria todos os anos a partir de 1966, Caetano foi conquistando terreno, sempre inquieto. Passou a teorizar sobre os caminhos da música brasileira, a dar entrevistas, a criar polêmicas em torno das assimilações que propunha, pagando tributo à bossa nova, aos Beatles, à efervescência do iê-iê-iê. Estreou em LP em julho de 1967, dividindo o álbum Domingo com Gal Costa, e, em outubro, apresentou num festival aquela que viria a ser uma de suas músicas mais famosas, a precursora do tropicalismo “Alegria, Alegria”.

De todos os artistas que mergulharam no movimento no ano seguinte, Caetano foi quem melhor soube capitalizá-lo. Autor de seis das nove faixas inéditas gravadas no disco Tropicália, que ainda vinha com três canções consagradas, bem como da canção homônima que não faz parte do disco, Caetano projetou-se como líder e teórico do grupo, como se os demais apenas orbitassem ao redor. Ao longo de toda sua carreira, incluindo os dois anos que morou em Londres, exilado junto com Gil, Caetano manteria sua inquietude e a mesma disposição de quando fez Tropicália para assimilar estilos, mesclar tradições e surpreender a todos, equilibrando-se entre o brega e o sofisticado, o velho e o novo, o popular e o erudito.

Sobre
Saiba mais sobre o projeto, realizadores e seus objetivos.
Apoio ao Educador
Aplique o conteúdo sobre a ditadura no Brasil na sala de aula para ampliar o estudo da História do Brasil e a formação da cidadania com o suporte de sequências didáticas e a promoção do protagonismo dos alunos. Consulte sequências didáticas que poderão auxiliar os educadores a trabalharem o tema da ditadura militar brasileira em sala de aula.
Projetos
Visite a galeria de projetos especiais realizados pelo Instituto Vladimir Herzog na promoção da Memória, Verdade e Justiça no Brasil, e na difusão de histórias inspiradoras de luta.
Acervo
Explore uma diversidade de conteúdos relacionados ao período da ditadura militar brasileira que ocorreu entre 1964 e 1985.
Memória Verdade e Justiça
Os direitos da Justiça de Transição promovem o reconhecimento e lidam com o legado de atrocidades de um passado violento e de um presente e futuro que precisam ser diferentes, para que se possa dizer: “nunca mais!”. Conheça algumas medidas tomadas pelo Estado e sociedade brasileiros para lidar com o que restou da ditadura de 1964.
Cultura e Sociedade
Apesar do conservadorismo e da violência do regime, a produção cultural brasileira durante a ditadura militar se notabilizou pelo engajamento político e desejo de mudança. Conheça um pouco mais sobre as influências do período em diversos setores da sociedade.
Repressão e Resistência

O Estado brasileiro utilizou uma série de mecanismos para amedrontar a população, sobretudo aqueles que não estivessem de acordo com as medidas ditatoriais. Conheça os reflexos do aparato repressivo e os focos de resistência na sociedade.