Maria Medalha e Edu Lobo
Maria Medalha (de costas) e Edu Lobo (erguendo o violão simbolicamente). Cantores interpretaram Ponteio, canção vencedora do Festival de 1967

Edu Lobo

Filho do também compositor Fernando Lobo, de “Chuvas de Verão”, Edu ainda não tinha 18 anos quando conheceu um tal de Vinícius de Moraes. O poetinha, com a disposição que lhe era peculiar, logo se prontificou a colocar letra numa das harmonias de Edu, então um talentoso acordeonista e dedicado estudante de violão, fazendo surgir “Só me fez bem”. A surpreendente parceria foi um estímulo e tanto para o jovem estudante de Direito que, àquela altura, transformado em parceiro de Vinícius de Moraes, não via alternativa a não ser largar a faculdade e mergulhar na música. Foi o que ele fez.

Já no ano seguinte, 1962, Edu gravaria o primeiro compacto duplo, com quatro composições suas, todas de bossa nova. Não demorou para que sua música começasse a mudar. É que Edu se aproximara das atividades do Centro Popular de Cultura da UNE, criado em 1961, e, influenciado pelos amigos Sérgio Ricardo, João do Vale, Carlos Lyra e Ruy Guerra, pôs-se a abordar temas sociais em suas canções.

Com Gianfrancesco Guarnieri e Augusto Boal, do Teatro de Arena, fez a trilha sonora da panfletária Arena Conta Zumbi, em 1963, que incluiu futuros sucessos de Elis Regina como “Zambi” e “Upa Neguinho”, e reuniu parte desse repertório inicial no primeiro LP, A música de Edu Lobo por Edu Lobo, lançado em 1964 pela Elenco. Uma das faixas do disco era “Arrastão”, outra parceria com Vinícius, que, defendida por Elis, venceria o 1º Festival de Música Popular Brasileira da TV Excelsior em 1965.

Desde então, poucos compositores foram tão assíduos quanto Edu Lobo na Era dos festivais. Em 1967, numa das edições mais disputadas do Festival da Record, ele e Capinan sagraram-se campeões com a música “Ponteio”, que ele mesmo defendeu, em duo com Marília Medalha. Com vasta trajetória como autor de trilhas para teatro, Edu é parceiro de Chico Buarque em canções como “Beatriz”, “Bancarrota Blues” e “Cambaio”, feitas para três peças distintas.

Sobre
Saiba mais sobre o projeto, realizadores e seus objetivos.
Apoio ao Educador
Aplique o conteúdo sobre a ditadura no Brasil na sala de aula para ampliar o estudo da História do Brasil e a formação da cidadania com o suporte de sequências didáticas e a promoção do protagonismo dos alunos. Consulte sequências didáticas que poderão auxiliar os educadores a trabalharem o tema da ditadura militar brasileira em sala de aula.
Projetos
Visite a galeria de projetos especiais realizados pelo Instituto Vladimir Herzog na promoção da Memória, Verdade e Justiça no Brasil, e na difusão de histórias inspiradoras de luta.
Acervo
Explore uma diversidade de conteúdos relacionados ao período da ditadura militar brasileira que ocorreu entre 1964 e 1985.
Memória Verdade e Justiça
Os direitos da Justiça de Transição promovem o reconhecimento e lidam com o legado de atrocidades de um passado violento e de um presente e futuro que precisam ser diferentes, para que se possa dizer: “nunca mais!”. Conheça algumas medidas tomadas pelo Estado e sociedade brasileiros para lidar com o que restou da ditadura de 1964.
Cultura e Sociedade
Apesar do conservadorismo e da violência do regime, a produção cultural brasileira durante a ditadura militar se notabilizou pelo engajamento político e desejo de mudança. Conheça um pouco mais sobre as influências do período em diversos setores da sociedade.
Repressão e Resistência

O Estado brasileiro utilizou uma série de mecanismos para amedrontar a população, sobretudo aqueles que não estivessem de acordo com as medidas ditatoriais. Conheça os reflexos do aparato repressivo e os focos de resistência na sociedade.