Joan Baez

Nascida nos Estados Unidos, Joan Baez conseguiu se tornar uma das mais festejadas cantoras de música de protesto latino-americana. E fez isso com mérito. Ao longo dos anos 1960 e 1970, gravando em inglês e em espanhol, a rainha do folk se tornou conhecida por seu timbre característico — soprano hábil nos vibratos — mas sobretudo por seu engajamento político.

Subiu em palanques ao lado de Martin Luther King, cantou em prisões, foi se apresentar nos teatros dos negros quando eles eram proibidos de entrar nos teatros dos brancos, manifestou-se aberta e intensamente contra a Guerra do Vietnã, fundou em 1966 um instituto dedicado ao estudo da não-violência, militou na Anistia Internacional, e se aliou à resistência democrática em todos os países dominados por ditaduras militares na América do Sul.

Em 1974, meses depois do golpe que assassinou Salvador Allende e entregou o governo do Chile ao general Augusto Pinochet, Joan Baez lançou um disco em espanhol intitulado Gracias a la Vida, como a canção da chilena Violeta Parra. Sua inspiração para lançá-lo foi justamente a crueldade do regime. Joan Baez usou sua arte para mandar uma mensagem de esperança ao povo chileno e, ao mesmo tempo, ajudar a colocar o Chile no centro da pauta internacional. “Quando o golpe foi deflagrado, nós da Anistia Internacional trabalhamos duro para salvar vidas, e de fato salvamos algumas”, declarou, numa reportagem da revista People.

Filha de pai mexicano, professor de Física na Universidade de Stanford, Joan Baez nasceu em Staten Island, perto de Manhattan, mas passou a adolescência na Califórnia, onde adquiriu gosto pela música e pelas bandeiras do pacifismo e da diversidade. Tinha 18 anos quando chamou atenção ao estrear num Newport Folk Festival, em 1959.

Em 1962, já havia se tornado a maior cantora folk americana, com três discos gravados, um deles ao vivo, e estampou a capa da revista Time, aos 21 anos. Namorou Bob Dylan nessa época, misturou Beatles com canções folclóricas, casou-se com um militante antibélico, subiu grávida ao palco do Woodstock (1969) e se engajou numa série de lutas antes de fazer sua primeira turnê pela América Latina, aos 33 anos, para divulgar o álbum Gracias a la vida, ao mesmo tempo em que aproveitava as entrevistas para denunciar a violência dos regimes ditatoriais.

Gravou “Te Recuerdo Amanda”, de Víctor Jara, “Guantanamera”, de Joseíto Fernández e José Martí, além dos hits “El Preso Número Nueve”, de Roberto Cantoral, e o tema de domínio público “No Nos Moverán”. Em inglês, destacam-se “The Boxer”, de Simon & Garfunkel, e “Blowin’ in the Wind”, de Bob Dylan.

Sobre
Saiba mais sobre o projeto, realizadores e seus objetivos.
Apoio ao Educador
Aplique o conteúdo sobre a ditadura no Brasil na sala de aula para ampliar o estudo da História do Brasil e a formação da cidadania com o suporte de sequências didáticas e a promoção do protagonismo dos alunos. Consulte sequências didáticas que poderão auxiliar os educadores a trabalharem o tema da ditadura militar brasileira em sala de aula.
Projetos
Visite a galeria de projetos especiais realizados pelo Instituto Vladimir Herzog na promoção da Memória, Verdade e Justiça no Brasil, e na difusão de histórias inspiradoras de luta.
Acervo
Explore uma diversidade de conteúdos relacionados ao período da ditadura militar brasileira que ocorreu entre 1964 e 1985.
Memória Verdade e Justiça
Os direitos da Justiça de Transição promovem o reconhecimento e lidam com o legado de atrocidades de um passado violento e de um presente e futuro que precisam ser diferentes, para que se possa dizer: “nunca mais!”. Conheça algumas medidas tomadas pelo Estado e sociedade brasileiros para lidar com o que restou da ditadura de 1964.
Cultura e Sociedade
Apesar do conservadorismo e da violência do regime, a produção cultural brasileira durante a ditadura militar se notabilizou pelo engajamento político e desejo de mudança. Conheça um pouco mais sobre as influências do período em diversos setores da sociedade.
Repressão e Resistência

O Estado brasileiro utilizou uma série de mecanismos para amedrontar a população, sobretudo aqueles que não estivessem de acordo com as medidas ditatoriais. Conheça os reflexos do aparato repressivo e os focos de resistência na sociedade.