João Bosco & Aldir Blanc

João Bosco & Aldir Blanc

Foi Sérgio Ricardo, autor da trilha de Deus e o Diabo na Terra do Sol — mais conhecido por ter quebrado o violão no Festival da Record de 1967 — quem sugeriu a O Pasquim o projeto Disco de Bolso. A cada mês, viria encartado no semanário um compacto simples, com duas músicas inéditas. O lado A seria dedicado a um artista renomado, enquanto o lado B lançaria um artista-revelação. O primeiro número aportou nas bancas em maio de 1973. De um lado, Tom Jobim apresentava “Águas de Março”. Do outro lado, um desconhecido chamado João Bosco cantava a primeira parceria dele com Aldir Blanc: “Agnus Sei”.

Foi uma surpresa e tanto, admitida no encarte pelo próprio Tom, que tecia elogios a João. O protesto estava ali, nas entrelinhas, como não poderia deixar de ser. “Ah, como é difícil tornar-se herói / só quem tentou sabe como dói”, dizia a letra do carioca Aldir. Dois anos antes, Elis Regina, maior lançadora de compositores da época, gravara uma canção de Aldir com o parceiro César Costa Filho. Agora, dias antes do lançamento do Disco de Bolso, Aldir a procurara novamente para mostrar o novo repertório, feito com João Bosco, um mineiro de Ponte Nova que conhecera no Rio, em 1970. Ela não apenas aprovou como reservou “Bala com Bala” para gravar. A canção surgiu em disco, pela voz de Elis, na mesma época em que o compacto d’O Pasquim chegava às bancas. Era novidade demais para o jovem João.

Com Aldir Blanc, formado em medicina e com especialização em psiquiatria, as melodias de João ganhavam sustança. Com João Bosco, os versos de Aldir ecoavam mais longe. Elis não se dava nunca por satisfeita, ansiosa por novidades. No disco de 1973, gravou quatro canções da dupla. Outras três esperariam o álbum de 1974 para alcançar as paradas: “O Mestre-Sala dos Mares” (“Glória / a todas as lutas inglórias / que através da nossa história / não esquecemos jamais”), “Caça à Raposa” (“Ah, recomeçar, recomeçar / como canções e epidemias”) e “Dois pra Lá, Dois pra Cá”.

Todas essas, mais “De Frente pro Crime” e “Kid Cavaquinho”, entre outras, foram reunidas, em 1975, no segundo LP de João Bosco, Caça à Raposa. A dupla manteve a parceria até o final dos anos 1980, compondo em 1979 aquela que se tornou a canção síntese da luta pela anistia: “O Bêbado e a Equilibrista”, novamente na voz de Elis.

Sobre
Saiba mais sobre o projeto, realizadores e seus objetivos.
Apoio ao Educador
Aplique o conteúdo sobre a ditadura no Brasil na sala de aula para ampliar o estudo da História do Brasil e a formação da cidadania com o suporte de sequências didáticas e a promoção do protagonismo dos alunos. Consulte sequências didáticas que poderão auxiliar os educadores a trabalharem o tema da ditadura militar brasileira em sala de aula.
Projetos
Visite a galeria de projetos especiais realizados pelo Instituto Vladimir Herzog na promoção da Memória, Verdade e Justiça no Brasil, e na difusão de histórias inspiradoras de luta.
Acervo
Explore uma diversidade de conteúdos relacionados ao período da ditadura militar brasileira que ocorreu entre 1964 e 1985.
Memória Verdade e Justiça
Os direitos da Justiça de Transição promovem o reconhecimento e lidam com o legado de atrocidades de um passado violento e de um presente e futuro que precisam ser diferentes, para que se possa dizer: “nunca mais!”. Conheça algumas medidas tomadas pelo Estado e sociedade brasileiros para lidar com o que restou da ditadura de 1964.
Cultura e Sociedade
Apesar do conservadorismo e da violência do regime, a produção cultural brasileira durante a ditadura militar se notabilizou pelo engajamento político e desejo de mudança. Conheça um pouco mais sobre as influências do período em diversos setores da sociedade.
Repressão e Resistência

O Estado brasileiro utilizou uma série de mecanismos para amedrontar a população, sobretudo aqueles que não estivessem de acordo com as medidas ditatoriais. Conheça os reflexos do aparato repressivo e os focos de resistência na sociedade.