Assassinato de Vlado e reações da comunidade judaica

Assassinato de Vlado e reações da comunidade judaica

Vladimir Herzog foi assassinado em 24 de outubro de 1975, após ser intimado a prestar esclarecimentos na sede do DOI-CODI sobre suas supostas ligações com o Partido Comunista Brasileiro (PCB). Após sessões de tortura, Vlado morreu. A versão oficial apresentada pelos militares foi a de que Herzog teria se enforcado. Em 1978, a Justiça brasileira condenou a União pela prisão ilegal, tortura e assassinato de Vlado.

Saiba mais sobre o caso aqui.

Houve conflito entre as narrativas de membros da comunidade judaica que foram intimados a prestar depoimentos sobre o Caso Herzog à Polícia Militar e à Justiça. Esses depoimentos foram utilizados pelos agentes estatais para legitimar a versão do suicídio, e não se sabe em que circunstâncias foram extraídos para compor o Inquérito Policial-Militar que determinou o suicídio como causa da morte de Vlado.

Sobre
Saiba mais sobre o projeto, realizadores e seus objetivos.
Apoio ao Educador
Aplique o conteúdo sobre a ditadura no Brasil na sala de aula para ampliar o estudo da História do Brasil e a formação da cidadania com o suporte de sequências didáticas e a promoção do protagonismo dos alunos. Consulte sequências didáticas que poderão auxiliar os educadores a trabalharem o tema da ditadura militar brasileira em sala de aula.
Acervo
Explore uma diversidade de conteúdos relacionados ao período da ditadura militar brasileira que ocorreu entre 1964 e 1985.
Cultura e Sociedade
Apesar do conservadorismo e da violência do regime, a produção cultural brasileira durante a ditadura militar se notabilizou pelo engajamento político e desejo de mudança. Conheça um pouco mais sobre as influências do período em diversos setores da sociedade.