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A repressão da ditadura em imagens

A repressão da ditadura em imagens

Metodologia: Análise de imagem e oficina de elaboração de perguntas

Fotografia marco da Sexta-feira Sangrenta
Fotografia marco da Sexta-feira Sangrenta. Evandro Teixeira.

IMAGEM 1 – Sexta-feira Sangrenta

Análise da imagem 1:

  1. Mostre a imagem 1 aos alunos, informando local e data (Rio de Janeiro, 21 de junho de 1968). Peça que a descrevam.
  2. O que os alunos sentem perante esta imagem? Quais ideias a imagem estimula?
  3. Por que os estudantes estão sendo reprimidos? Considerando a data da foto, peça que levantem hipóteses.
  4. Conte que essa data, 21 de junho de 1968, ficou conhecida como Sexta-feira Sangrenta, por causa da violenta repressão contra manifestantes democráticos, que se opunham à ditadura.
  5. Conte aos alunos o que foi a Sexta-feira Sangrenta. Você pode se basear nos textos “Estudantes” e no verbete Passeata dos Cem Mil da FGV.
Repressão policial a trabalhadores em manifestação no ABC
Repressão policial a trabalhadores em manifestação no ABC paulista durante a greve de 1979.

2) IMAGEM 2 – Repressão a homem em greve

Análise da imagem 2:

  • Mostre aos alunos a imagem 2 informando-os apenas sobre o local e ano da foto (ABC Paulista, 1982) e peça que a descrevam.
  • O que os alunos sentem perante esta imagem?
  • Por que os trabalhadores estão sendo reprimidos? Considerando a data da foto, peça que os alunos levantem hipóteses.
  • Conte a eles que nos anos 1980 uma série de greves de trabalhadores ajudaram a derrubar a ditadura e desgastaram o regime. Conte que apesar da repressão e das prisões, os trabalhadores do ABC atuaram firmemente na campanha de redemocratização e nas Diretas Já em 1983-1984.
  • Explique a importância da luta dos sindicatos em defesa da democracia.
Monumento Tortura Nunca Mais em Recife
Monumento Tortura Nunca Mais em Recife. Autoria: Leonardo Silva.

3) IMAGEM 3 – Monumento contra a tortura

Análise da imagem 3:

  1. Peça que os alunos descrevam a imagem 3.
  2. A imagem remete a uma democracia ou uma ditadura? Por quê? Deixe que os alunos criem suas hipóteses.
  3. Explique o que foi o pau-de-arara.
  4. Peça que assistam a esse mini documentário “A ditadura aterroriza” sobre a violência de Estado.

4) Oficina de elaboração de perguntas:

  1. Para finalizar, faça uma oficina de elaboração coletiva de perguntas sobre repressão e tortura durante a ditadura.
  2. Peça que todos registrem as perguntas no caderno.
  3. Finalize a aula com a leitura em voz alta das perguntas.
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