Navegue pelas aulas:

Cinema e ditaduras latino-americanas

Cinema e ditaduras latino-americanas

Metodologia: Pesquisa sobre ditaduras latino-americanas baseada em fontes cinematográficas (documentais ou ficcionais).

  1. Divida a turma em grupos e atribua a cada um a pesquisa sobre uma ditadura dos países: Paraguai, Guatemala, Bolívia, Peru, Chile, Uruguai e Argentina.
  2. Os filmes abaixo serão os motes principais para o estudo do país. Oriente que assistam a estes filmes e organizem as apresentações usando-os como fio condutor e argumento:
    • Argentina: Argentina, 1985
    • Chile: Ecos del Desierto
    • Paraguai: Matar a un muerto
    • Uruguai: Uma noite de 12 anos
    • Bolívia: Olvidados
    • Perú: A passageira
    • Guatemala: A maldição da mulher que chora
  3. Oriente-os a pesquisar sobre as respectivas ditaduras para além dos filmes, lendo artigos acadêmicos, assistindo a documentários e navegando no Portal Memórias da Ditadura. Caso queiram estudar baseados em outros filmes, verifique se é pertinente e acate sugestões dos alunos sempre que possível.
  4. Explique as etapas que devem conter cada apresentação: sinopse do filme, análise dos seus cartazes, aprofundamento no tema do filme e personagens em perspectiva histórica, contexto, períodos e história da ditadura no país escolhido. É interessante que os alunos selecionem dois a três trechos curtos dos filmes estudados para mostrar aos colegas durante sua apresentação.
  5. Observação: utilize quantas aulas considerar necessárias para a construção pesquisa.
Sobre
Saiba mais sobre o projeto, realizadores e seus objetivos.
Apoio ao Educador
Aplique o conteúdo sobre a ditadura no Brasil na sala de aula para ampliar o estudo da História do Brasil e a formação da cidadania com o suporte de sequências didáticas e a promoção do protagonismo dos alunos. Consulte sequências didáticas que poderão auxiliar os educadores a trabalharem o tema da ditadura militar brasileira em sala de aula.
Projetos
Visite a galeria de projetos especiais realizados pelo Instituto Vladimir Herzog na promoção da Memória, Verdade e Justiça no Brasil, e na difusão de histórias inspiradoras de luta.
Acervo
Explore uma diversidade de conteúdos relacionados ao período da ditadura militar brasileira que ocorreu entre 1964 e 1985.
Memória Verdade e Justiça
Os direitos da Justiça de Transição promovem o reconhecimento e lidam com o legado de atrocidades de um passado violento e de um presente e futuro que precisam ser diferentes, para que se possa dizer: “nunca mais!”. Conheça algumas medidas tomadas pelo Estado e sociedade brasileiros para lidar com o que restou da ditadura de 1964.
Cultura e Sociedade
Apesar do conservadorismo e da violência do regime, a produção cultural brasileira durante a ditadura militar se notabilizou pelo engajamento político e desejo de mudança. Conheça um pouco mais sobre as influências do período em diversos setores da sociedade.
Repressão e Resistência

O Estado brasileiro utilizou uma série de mecanismos para amedrontar a população, sobretudo aqueles que não estivessem de acordo com as medidas ditatoriais. Conheça os reflexos do aparato repressivo e os focos de resistência na sociedade.