Metodologia: Análise de imagens e estudo introdutório de casos
IMAGEM 1 – Capa da Folha comemorando posse de Médici
Análise da imagem 1:
- Mostre a imagem 1 aos alunos, informando a data (30/10/1969). Peça que a descrevam.
- Leia aos alunos um trecho da matéria da Folha:
- Brasília, 10h: Médici toma posse – O general Emilio Garrastazu Médici, eleito no último sábado, assumirá hoje, às 10 horas, perante o Congresso Nacional em Brasília, a presidência da República, em substituição ao presidente Costa e Silva, que teve seu mandato de 5 anos interrompido por motivo de doença.
- O mandato do general Médici – 30º presidente da república e o 6º a tomar posse em Brasília – juntamente com o do almirante Augusto Haman Tademaker, vice-presidente, irá até 15 de março de 1974, conforme preceitua a Constituição outorgada dia 17 deste mês pelos três ministros militares que responderam pelo goberno em virtude da enfermidade do marechal Costa e Silva.
- Ar de festa em Brasília – Na capital federal tudo está pronto para a posse do novo chefe da Nação. Brasília apresenta um ar festivo com a presença de centenas de carros vindos dos mais variados pontos do país. Faixas e cartazes com fotos do novo presidente foram espalhados por toda cidade.
- Os mais importantes hotéis de Brasília estão lotados. Setenta apartamentos do Hotel Nacional foram reservados pelo Itamarati para alojar os representantes de governos estrangeiros e diplomatas, especialmente convidados, que vão chegando em aviões especiais. (…)
- Considerando que Médici foi escolhido na cúpula militar, sem eleições de qualquer tipo, e que a Folha de São Paulo é uma empresa privada, pergunte aos alunos: seria a Folha de São Paulo uma apoiadora da ditadura?
- Em seguida, mostre aos alunos o vídeo “Segurança da Folha na ditadura era chefiada por delegados do DOPS ligados a Fleury, revela pesquisa”, com pesquisadores falam sobre o apoio da Folha de São Paulo à ditadura militar.
2) IMAGEM 2 – Não queremos festa, queremos justiça
Análise da imagem 2:
- Mostre aos alunos a imagem 2 informando-os apenas sobre o local e ano da foto (São Bernardo, em 2017) e peça que a descrevam.
- Pergunte se os alunos reconhecem o logotipo da empresa no cartaz e ao fundo.
- Por que os senhores seguram um cartaz dizendo “não queremos festa, queremos justiça”? Peça que os alunos levantem hipóteses.
- Conte a eles que estes senhores são trabalhadores da Volkswagen presos, demitidos, perseguidos e torturados dentro da empresa (e por superiores da empresa) durante a ditadura civil-militar.
- Explique que a Volkswagen esteve entre as empresas que colaboraram com a ditadura, se aproveitando da violência do período para escravizar trabalhadores, perseguir e demitir funcionários por razões políticas.
- Mostre a eles o vídeo “Trabalho escravo: Volkswagen responde à Justiça por violações de direitos durante a ditadura”, que explica o apoio da Volkswagen à ditadura militar.