Metodologia: Análise de imagem e oficina de elaboração de perguntas
IMAGEM 1 – Manifestação em defesa da população LGBT em 1980 na cidade de São Paulo
Análise da imagem 1:
- Mostre a imagem 1 aos alunos, informando local e data (São Paulo, 1980). Peça que a descrevam.
O que os alunos interpretam dessa imagem? O que está escrito no cartaz? O que chama mais atenção na foto?- Explique que o “Somos: Grupo de Afirmação Homossexual”, conhecido como Grupo Somos, foi um dos primeiros grupos organizados em defesa dos direitos LGBTQ+ no Brasil. Teve como missão lutar contra a ditadura moral e contra a censura.
- Para mais detalhes, use esse texto.
IMAGEM 2 – Capa da Revista Lampião na Esquina
Análise da imagem 2:
- Mostre aos alunos a imagem 2 informando-os apenas sobre o local e ano da foto (Rio de Janeiro, 1981) e peça que a descrevam.
- O que os alunos conseguem ler da capa da revista? Quais ideias e interpretações a capa estimula?
Explique o que foi a Lampião na Esquina, a primeira revista integralmente dedicada ao público LGBTQ+ da história do Brasil.- Para compartilhar mais detalhes, leia o artigo Lampião da Esquina na mira da ditadura hetero-militar de 1964, de Renan Quinalha.
Oficina de elaboração de perguntas:
- Para finalizar, faça uma oficina de elaboração coletiva de perguntas sobre população LGBTQ+ e ditadura.
- Peça que todos registrem as perguntas no caderno.
- Finalize a aula com a leitura em voz alta das perguntas.