Memória das mulheres na ditadura

Memória das mulheres na ditadura

Metodologia: Videoaula e exposição dialogada

  1. Comece a aula com a videoaula da Profa. Maria Eduarda Magro.
  2. Com base na exposição da Profa. Maria Eduarda Magro, prossiga com uma aula expositiva dialogada sobre a memória das mulheres na ditadura.
  3. Na sua exposição, procure responder às seguintes questões (não precisa ser todas):
    • Como a ditadura iniciada em 1964 impactou a vida das mulheres brasileiras?
    • Qual a diferença da experiência da ditadura entre mulheres brancas, negras e indígenas? E as mulheres de classes altas/médias e populares?
    • Quais o papel das mulheres que apoiaram o golpe de 1964 e a ditadura? Quais setores?
    • Na perspectiva da ditadura qual deveria ser o papel da mulher (mãe, passiva, obediente, subserviente)?
    • Como e por que a repressão da ditadura ampliou os níveis de violência doméstica de modo geral?
    • Como as mulheres se organizaram em movimentos ativistas de resistência democrática?
    • Como era a vida da mulher guerrilheira?
    • Como os movimentos de mulheres colaboraram para a derrubada da ditadura nos anos 1980?
Sobre
Saiba mais sobre o projeto, realizadores e seus objetivos.
Apoio ao Educador
Aplique o conteúdo sobre a ditadura no Brasil na sala de aula para ampliar o estudo da História do Brasil e a formação da cidadania com o suporte de sequências didáticas e a promoção do protagonismo dos alunos. Consulte sequências didáticas que poderão auxiliar os educadores a trabalharem o tema da ditadura militar brasileira em sala de aula.
Projetos
Visite a galeria de projetos especiais realizados pelo Instituto Vladimir Herzog na promoção da Memória, Verdade e Justiça no Brasil, e na difusão de histórias inspiradoras de luta.
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