O “inimigo interno” agora é outro

O “inimigo interno” agora é outro

Metodologia: Análise de imagem e oficina de elaboração de perguntas

IMAGEM 1

Mulher e crianças caminham na rua durante a intervenção militar na segurança pública do Rio de Janeiro em 2018 – Ver imagem

Análise da imagem 1:

  1. Mostre a imagem 1 aos alunos, informando local e data (Rio de Janeiro, 2018). Peça que a descrevam.
  2. O que os alunos sentem perante esta imagem? Quem são as pessoas? O que chama a atenção ao fundo? Qual o contraste entre as pessoas que caminham e o tanque ao fundo? Criem hipóteses.
  3. Explique que se trata da intervenção militar federal ocorrida na segurança pública do Rio de Janeiro durante o governo de Michel Temer em 2018. Reflita sobre os interesses dessa intervenção e traga informações sobre o saldo negativo desse período.
  4. Para mais detalhes, leia o artigo: Intervenção federal e a guerra contra os pobres na cidade do Rio de Janeiro.

IMAGEM 2

Repressão policial a manifestantes e jornalistas durante uma das manifestações de rua de junho de 2013 – Ver imagem

Análise da imagem 2:

  1. Mostre aos alunos a imagem 2 informando-os apenas sobre o local e ano da foto (São Paulo, 2013) e peça que a descrevam.
  2. O que os alunos sentem perante esta imagem? Quem está sendo reprimido? O que chama mais a atenção? Qual o significado dessa repressão para uma democracia? O que significa a polícia no Brasil ser militar? Criem hipóteses.
  3. Explique que durante os protestos de junho de 2013, em plena democracia, a violência policial atingiu graus extremos contra manifestantes e profissionais que atuavam nas manifestações, entre eles os trabalhadores da imprensa. Comente alguns casos de repressão policial em junho de 2013. Conte também que as polícias estaduais foram militarizadas em foram constituídas como corpo preparado para a “guerra interna” depois da
  4. Para mais detalhes, leia o texto Desmilitarização e reforma das polícias.

Debata com os alunos

  1. Debata com os alunos o significado da ideologia do inimigo interno e sua transformação entre a ditadura e a democracia.

Oficina de elaboração de perguntas:

  1. Para finalizar, faça uma oficina de elaboração coletiva de perguntas sobre militares na política no Brasil, militarização das polícias, violência de Estado na democracia.
  2. Peça que todos registrem as perguntas no caderno.
  3. Finalize a aula com a leitura em voz alta das perguntas.
Sobre
Saiba mais sobre o projeto, realizadores e seus objetivos.
Apoio ao Educador
Aplique o conteúdo sobre a ditadura no Brasil na sala de aula para ampliar o estudo da História do Brasil e a formação da cidadania com o suporte de sequências didáticas e a promoção do protagonismo dos alunos. Consulte sequências didáticas que poderão auxiliar os educadores a trabalharem o tema da ditadura militar brasileira em sala de aula.
Projetos
Visite a galeria de projetos especiais realizados pelo Instituto Vladimir Herzog na promoção da Memória, Verdade e Justiça no Brasil, e na difusão de histórias inspiradoras de luta.
Acervo
Explore uma diversidade de conteúdos relacionados ao período da ditadura militar brasileira que ocorreu entre 1964 e 1985.
Memória Verdade e Justiça
Os direitos da Justiça de Transição promovem o reconhecimento e lidam com o legado de atrocidades de um passado violento e de um presente e futuro que precisam ser diferentes, para que se possa dizer: “nunca mais!”. Conheça algumas medidas tomadas pelo Estado e sociedade brasileiros para lidar com o que restou da ditadura de 1964.
Cultura e Sociedade
Apesar do conservadorismo e da violência do regime, a produção cultural brasileira durante a ditadura militar se notabilizou pelo engajamento político e desejo de mudança. Conheça um pouco mais sobre as influências do período em diversos setores da sociedade.
Repressão e Resistência

O Estado brasileiro utilizou uma série de mecanismos para amedrontar a população, sobretudo aqueles que não estivessem de acordo com as medidas ditatoriais. Conheça os reflexos do aparato repressivo e os focos de resistência na sociedade.