Metodologia: interpretação de fonte primária
- PETROBRÁS: Selecione e mostre aos alunos algumas “Fichas informativas” que a Divisão de Informações da Petrobrás enviava ao SNI, caracterizando os sindicalistas como ativistas perigosos, mantidos sob cerco, vigilância, perseguição e ameaça. Discuta como esses documentos eram produzidos e com qual finalidade. Qual o papel dos “serviços de informação” na repressão da ditadura?
- Fichas Informativas da Divisão de Informações da Petrobrás (fonte: Arquivo Nacional – BR_RJARIO_HF_AVU.6)
- VOLKSWAGEN: Escute o depoimento de Lúcio Bellentani, trabalhador da Volkswagen torturado dentro da empresa durante a ditadura militar. Discuta qual a importância do testemunho e do relato de experiência oral como fonte histórica. O que os relatos permitem saber, que os documentos escritos não contam?
- Depoimento de Lúcio Bellentani, torturado dentro da fábrica da Volks, ao Núcleo Memória do Memorial da Resistência.
- Crie um momento de interpretação coletiva sobre os documentos e depoimentos.
- Termine a aula indicando que registrem no caderno um parágrafo de reflexão autoral sobre as ideias debatidas no conjunto da sequência didática.
PARABÉNS! Esperamos que essa Sequência Didática tenha sido proveitosa!
Poste e marque o Instituto Vladimir Herzog nas Redes Sociais com os resultados do seu trabalho: