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Reforma agrária, na lei ou na marra

Reforma agrária, na lei ou na marra

Metodologia: Análise de imagem e vídeoaula

IMAGEM 1 – Ligas Camponesas

Ligas camponesas
Ligas camponesas

Análise da imagem 1:

  1. Mostre a imagem 1 aos alunos, informando local e data (Pernambuco, 1955). Peça que a descrevam.
  2. Quem é essa multidão? O que tem nas mãos? O que parecem representar? O que demandam em protesto? Criem hipóteses.
  3. Explique o que foram as Ligase Camponesas no Brasil de 1955 a 1964 e sua importância na luta pela reforma agrária. As Ligas, junto com outros movimentos e organizações camponesas e de trabalhadores rurais, foram responsáveis por pressionar o governo de João Goulart a fazer uma reforma agrária. No entanto, a classe proprietária reagiu com o golpe. É possível dizer que o golpe de 1964 foi um golpe anti-camponês.
  4. Para mais detalhes, confira esse material.

IMAGEM 2 – Cabra Marcado pra Morrer – Elizabeth Teixeira e seus filhos

Cabra marcado para morrer
Cabra marcado para morrer

Análise da imagem 2:

  1. Mostre aos alunos a imagem 2 informando-os apenas sobre o local e ano da foto (Vitória de Santo Antão-PE, 1964) e peça que a descrevam.
  2. Quem é essa mulher? Quem são as crianças? O que seus rostos expressam? O que será que estão fazendo? Crie hipóteses;
  3. Explique que a mulher é Elizabeth Teixeira, viúva de João Pedro Teixeira, um camponês assassinado em 1962 por capangas ligados a latifundiários. Na ocasião da foto ela e seus filhos estão atuando em um filme sobre João Pedro, dirigido por Eduardo Coutinho em parceria com o Centro Popular de Cultura da UNE, no qual Elizabeth interpreta a si mesma. Conte em detalhes a história do filme Cabra Marcado pra Morrer, o ataque dos militares ao set de filmagem em 1964, o roubo do roteiro e outros materiais, a repressão e proibição do filme. Depois, explique que Eduardo Coutinho resolver retomar o filme contando a história do que aconteceu com a família camponesa de Elizabeth Teixeira durante a ditadura e produziu um outro “Cabra Marcado pra Morrer”.
  4. Para essa aula, o professor precisa ter assistido ao filme “Cabra Marcado pra Morrer”.

Vídeo de João Pedro Stédile

  • Em seguida, assistam aos vídeos de João Pedro Stédile, dirigente do MST, e registrem conteúdos, reflexões e dúvidas:

Filme “Cabra Marcado pra Morrer

  • Por fim, peça aos alunos que assistam ao filme “Cabra Marcado pra Morrer” para próxima aula e anotem suas dúvidas e reflexões para o debate coletivo.
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Saiba mais sobre o projeto, realizadores e seus objetivos.
Apoio ao Educador
Aplique o conteúdo sobre a ditadura no Brasil na sala de aula para ampliar o estudo da História do Brasil e a formação da cidadania com o suporte de sequências didáticas e a promoção do protagonismo dos alunos. Consulte sequências didáticas que poderão auxiliar os educadores a trabalharem o tema da ditadura militar brasileira em sala de aula.
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