Metodologia: Videoaula e exposição dialogada
- Comece a aula com o registro das ideias principais das leituras feitas na aula anterior, das reportagens sobre a colaboração das empresas com a ditadura. Estimule os alunos a compartilhar oralmente o que foi lido.
- Explique que essa série de reportagens da Agência Pública é a repercussão na imprensa de grande projeto de pesquisa chamado “Responsabilidade de empresas por violações de direitos durante a Ditadura“, coordenado pela Unifesp. Para saber mais sobre o projeto, acesse o seu informe público.
- Em seguida, mostre aos alunos o vídeo da Profa. Carla Osmo, das coordenadoras da pesquisa da Unifesp, que conta mais sobre como essas empresas podem reparar os abusos cometidos.
- Prossiga com uma aula expositiva dialogada sobre o papel de setores do empresariado que colaboraram com a ditadura brasileira.
- Na exposição dialogada, procure responder às seguintes questões:
- Como algumas empresas se beneficiaram do golpe de 1964?
- Como atuaram para reprimir e perseguir seus próprios trabalhadores?
- Quais as principais empresas que colaboraram com a ditadura?
- Como estas empresas podem hoje reparar e indenizar as vítimas das suas ações colaboracionistas?
- Sugerimos como lição de casa que os alunos assistam ao documentário “Cúmplices? – A Volkswagen e a Ditadura Militar no Brasil”.