Iuri e Alex de Paula Xavier Pereira

Iuri e Alex de Paula Xavier Pereira

Os irmãos Iuri Xavier Pereira e Alex de Paula Xavier Pereira, nascidos respectivamente em 1948 e 1949, eram filhos do casal João Baptista e Zilda Xavier Pereira. Assim como os pais, os dois se tornaram militantes do Partido Comunista Brasileiro (PCB), alinhando-se mais tarde à corrente que defendia a luta armada e era liderada por Carlos Marighella, a Ação Libertadora Nacional (ALN).

Iuri foi um militante dedicado, desenvolvendo um trabalho de imprensa clandestina e assumindo a coordenação da ALN de São Paulo. Alex assumiu o posto de chefe de um Grupo Tático Armado da ALN, empreendendo diversas ações.

Alex foi assassinado pela repressão em janeiro de 1972, e Iuri apenas cinco meses depois, em junho do mesmo ano. Segundo a versão oficial da época, ambos teriam morrido em decorrência de ferimentos de bala resultantes de confronto com a polícia.

Em 1973, o corpo de Iuri foi localizado no Cemitério Dom Bosco, em Perus, na Zona Norte de São Paulo. Ele havia sido enterrado com o nome verdadeiro. Algum tempo depois, um corpo com as características do irmão também foi encontrado e os cadáveres foram transferidos para o Rio. Em 1996, os corpos foram exumados e submetidos a exames, mas apenas o de Iuri foi identificado positivamente. No começo de 2014, com o avanço tecnológico, o corpo de Alex também pôde ser reconhecido.

Uma análise pericial dos laudos e documentos produzidos pela morte dos irmãos, realizada em fevereiro de 2014, apontou que as lesões a tiros no corpo dos dois militantes eram incompatíveis com as lesões que teriam pessoas mortas em tiroteio. Marcas encontradas nos cadáveres apontam que ambos foram torturados e depois executados.

“Quero que você tenha a certeza que, haja o que houver, serei sempre fiel ao seu exemplo e ao de Marighella. Não mancharei a firmeza que me deram. Qualquer coisa que houver, saberei preservar a organização, pois a vacilação diante do inimigo não faz parte do que aprendi.”

Carta de Iuri para a mãe, Zilda Xavier
Sobre
Saiba mais sobre o projeto, realizadores e seus objetivos.
Apoio ao Educador
Aplique o conteúdo sobre a ditadura no Brasil na sala de aula para ampliar o estudo da História do Brasil e a formação da cidadania com o suporte de sequências didáticas e a promoção do protagonismo dos alunos. Consulte sequências didáticas que poderão auxiliar os educadores a trabalharem o tema da ditadura militar brasileira em sala de aula.
Projetos
Visite a galeria de projetos especiais realizados pelo Instituto Vladimir Herzog na promoção da Memória, Verdade e Justiça no Brasil, e na difusão de histórias inspiradoras de luta.
Acervo
Explore uma diversidade de conteúdos relacionados ao período da ditadura militar brasileira que ocorreu entre 1964 e 1985.
Memória Verdade e Justiça
Os direitos da Justiça de Transição promovem o reconhecimento e lidam com o legado de atrocidades de um passado violento e de um presente e futuro que precisam ser diferentes, para que se possa dizer: “nunca mais!”. Conheça algumas medidas tomadas pelo Estado e sociedade brasileiros para lidar com o que restou da ditadura de 1964.
Cultura e Sociedade
Apesar do conservadorismo e da violência do regime, a produção cultural brasileira durante a ditadura militar se notabilizou pelo engajamento político e desejo de mudança. Conheça um pouco mais sobre as influências do período em diversos setores da sociedade.
Repressão e Resistência

O Estado brasileiro utilizou uma série de mecanismos para amedrontar a população, sobretudo aqueles que não estivessem de acordo com as medidas ditatoriais. Conheça os reflexos do aparato repressivo e os focos de resistência na sociedade.