Nadir Kfouri

Nadir Kfouri

Nadir Gouvêa Kfouri, assistente social e professora, foi reitora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) por duas gestões. A convite do então Arcebispo de São Paulo, Dom Paulo Evaristo Arns, foi a primeira mulher no mundo a comandar uma universidade católica, em seu primeiro mandato (1976-1980).

Para a segunda gestão (1981-1984), a educadora foi eleita com grande apoio de estudantes, funcionários e professores, enquanto a PUC-SP se tornava uma das primeiras instituições de ensino superior no Brasil a realizar um pleito para escolher seus diretores – em consonância com o pedido de “Diretas Já” para a presidência do país.

Estava à frente da universidade em 1977, quando o então secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo, o coronel Erasmo Dias, liderou uma invasão policial a seu campus. Tropas armadas com bombas foram usadas para reprimir um encontro no local, que tentava reorganizar a União Nacional dos Estudantes (UNE), à época na ilegalidade. Na ocasião, centenas de alunos foram presos e muitos outros, feridos.

Nadir Kfouri expressou sua indignação pessoalmente diante daquela violência e protagonizou uma das cenas mais icônicas do período. Quando Erasmo Dias a viu chegar ao local e foi cumprimentá-la, ela virou-lhe as costas e disse: “não dou a mão a assassinos”. Registrado em fotografia, esse gesto a marcou como importante símbolo de resistência à ditadura. Ao fim da segunda gestão como reitora, decidiu se aposentar.

Faleceu em 2011, aos 97 anos. Em seu testamento, deixou o apartamento em que morava no bairro do Itaim Bibi, em São Paulo (SP), ao filho de Cleusa das Graças, que cuidou dela até seu último suspiro. A biblioteca do campus Perdizes da PUC-SP e a Comissão da Verdade da universidade carregam em sua homenagem o nome de Nadir Gouvêa Kfouri.

Sobre
Saiba mais sobre o projeto, realizadores e seus objetivos.
Apoio ao Educador
Aplique o conteúdo sobre a ditadura no Brasil na sala de aula para ampliar o estudo da História do Brasil e a formação da cidadania com o suporte de sequências didáticas e a promoção do protagonismo dos alunos. Consulte sequências didáticas que poderão auxiliar os educadores a trabalharem o tema da ditadura militar brasileira em sala de aula.
Projetos
Visite a galeria de projetos especiais realizados pelo Instituto Vladimir Herzog na promoção da Memória, Verdade e Justiça no Brasil, e na difusão de histórias inspiradoras de luta.
Acervo
Explore uma diversidade de conteúdos relacionados ao período da ditadura militar brasileira que ocorreu entre 1964 e 1985.
Memória Verdade e Justiça
Os direitos da Justiça de Transição promovem o reconhecimento e lidam com o legado de atrocidades de um passado violento e de um presente e futuro que precisam ser diferentes, para que se possa dizer: “nunca mais!”. Conheça algumas medidas tomadas pelo Estado e sociedade brasileiros para lidar com o que restou da ditadura de 1964.
Cultura e Sociedade
Apesar do conservadorismo e da violência do regime, a produção cultural brasileira durante a ditadura militar se notabilizou pelo engajamento político e desejo de mudança. Conheça um pouco mais sobre as influências do período em diversos setores da sociedade.
Repressão e Resistência

O Estado brasileiro utilizou uma série de mecanismos para amedrontar a população, sobretudo aqueles que não estivessem de acordo com as medidas ditatoriais. Conheça os reflexos do aparato repressivo e os focos de resistência na sociedade.