Corrupção

“E, aliás, eu não tenho nem notícia disso na época da exceção que teve no Brasil. Porque o [general João] Figueiredo morreu pobre, porque o [general Ernesto] Geisel morreu pobre, porque a gente conhecia e eu estava naquele momento contra eles, mas uma coisa que a gente não acusava era de corrupção deles.”

Essa fala foi dita pelo senador Omar Aziz (PSD-AM) durante os trabalhos da CPI da Covid, no ano de 2021. O parlamentar reforçou um certo estereótipo de que, durante a ditadura militar brasileira, não houve corrupção. A comissão parlamentar de inquérito averiguou diversos casos de irregularidades e desvio de recursos públicos envolvendo agentes públicos, empresariais e militares em meio à pandemia, durante o governo Bolsonaro. Pesquisas recentes têm mostrado, também, que, durante a ditadura, práticas ilegais e irregulares envolvendo recursos públicos e privados, ou relações escusas entre integrantes do empresariado e o aparato estatal, eram bastante comuns, apesar de nem sempre virem à tona.

Sobre
Saiba mais sobre o projeto, realizadores e seus objetivos.
Apoio ao Educador
Aplique o conteúdo sobre a ditadura no Brasil na sala de aula para ampliar o estudo da História do Brasil e a formação da cidadania com o suporte de sequências didáticas e a promoção do protagonismo dos alunos. Consulte sequências didáticas que poderão auxiliar os educadores a trabalharem o tema da ditadura militar brasileira em sala de aula.
Acervo
Explore uma diversidade de conteúdos relacionados ao período da ditadura militar brasileira que ocorreu entre 1964 e 1985.
Cultura e Sociedade
Apesar do conservadorismo e da violência do regime, a produção cultural brasileira durante a ditadura militar se notabilizou pelo engajamento político e desejo de mudança. Conheça um pouco mais sobre as influências do período em diversos setores da sociedade.
Repressão e Resistência

O Estado brasileiro utilizou uma série de mecanismos para amedrontar a população, sobretudo aqueles que não estivessem de acordo com as medidas ditatoriais. Conheça os reflexos do aparato repressivo e os focos de resistência na sociedade.