Beijo 2348/72

Autoria: Walter Rogério, 1990
Ficha Técnica:
Comédia

Brasil, 1990

Direção: Walter Rogério

Roteiro: Walter Rogério, Mário Prata, José Rubens Chachá, Sérvulo Augusto, José Mariano Crochiquia, Chico Botelho

Com Antônio Fagundes, Maitê Proença, Fernanda Torres, Sérgio Mamberti, Chiquinho Brandão, Ary Fontoura

85 minutos. 14 anos

Numa fábrica de tecidos em São Paulo, a vida de um operário vira de cabeça para baixo quando ele é flagrado beijando uma colega durante o expediente. A empresa o demite por justa causa e ele ainda tem que enfrentar um processo trabalhista, que recebe o número 2348/72.

Sobre
Saiba mais sobre o projeto, realizadores e seus objetivos.
Apoio ao Educador
Aplique o conteúdo sobre a ditadura no Brasil na sala de aula para ampliar o estudo da História do Brasil e a formação da cidadania com o suporte de sequências didáticas e a promoção do protagonismo dos alunos. Consulte sequências didáticas que poderão auxiliar os educadores a trabalharem o tema da ditadura militar brasileira em sala de aula.
Projetos
Visite a galeria de projetos especiais realizados pelo Instituto Vladimir Herzog na promoção da Memória, Verdade e Justiça no Brasil, e na difusão de histórias inspiradoras de luta.
Acervo
Explore uma diversidade de conteúdos relacionados ao período da ditadura militar brasileira que ocorreu entre 1964 e 1985.
Memória Verdade e Justiça
Os direitos da Justiça de Transição promovem o reconhecimento e lidam com o legado de atrocidades de um passado violento e de um presente e futuro que precisam ser diferentes, para que se possa dizer: “nunca mais!”. Conheça algumas medidas tomadas pelo Estado e sociedade brasileiros para lidar com o que restou da ditadura de 1964.
Cultura e Sociedade
Apesar do conservadorismo e da violência do regime, a produção cultural brasileira durante a ditadura militar se notabilizou pelo engajamento político e desejo de mudança. Conheça um pouco mais sobre as influências do período em diversos setores da sociedade.
Repressão e Resistência

O Estado brasileiro utilizou uma série de mecanismos para amedrontar a população, sobretudo aqueles que não estivessem de acordo com as medidas ditatoriais. Conheça os reflexos do aparato repressivo e os focos de resistência na sociedade.