Corpobra (ação/proposição) (1970), de Antonio Manuel

Corpobra (ação/proposição) (1970), de Antonio Manuel

O corpo é a obra foi concebido em 1970, após o AI-5 ter interditado grande parte das vias de  comunicação artística. Antonio Manuel apresentou seu corpo como uma obra de arte, usando suas medidas para definir as dimensões da obra, mas foi rejeitado pelo júri do 19º Salão Nacional de Arte Moderna. No dia da abertura do salão, Antonio Manuel se despiu e fez poses como se fosse uma escultura, na sala de exposição. Dessa obra temporária, desse gesto efêmero, teve origem uma obra de arte tangível chamada “Corpobra”. Esse objeto é uma caixa vertical de madeira, de dois metros de altura com a ampliação da foto do artista posando nu no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM-RJ). O pênis está censurado por uma tarja preta e a palavra “corpobra” se sobrepõe à tarja, no lugar onde estaria escrito “censurado“. A metade inferior é preenchida com serragem. Como as cabines, a obra foi projetada para haver uma interação com o espectador. Uma alavanca na parte de trás aciona um mecanismo que faz baixar uma segunda foto do artista, totalmente nu. A obra é uma crítica à repressão de idéias. Na forma, poderia ser considerada uma extensão de trabalhos construtivistas.

Sobre
Saiba mais sobre o projeto, realizadores e seus objetivos.
Apoio ao Educador
Aplique o conteúdo sobre a ditadura no Brasil na sala de aula para ampliar o estudo da História do Brasil e a formação da cidadania com o suporte de sequências didáticas e a promoção do protagonismo dos alunos. Consulte sequências didáticas que poderão auxiliar os educadores a trabalharem o tema da ditadura militar brasileira em sala de aula.
Projetos
Visite a galeria de projetos especiais realizados pelo Instituto Vladimir Herzog na promoção da Memória, Verdade e Justiça no Brasil, e na difusão de histórias inspiradoras de luta.
Acervo
Explore uma diversidade de conteúdos relacionados ao período da ditadura militar brasileira que ocorreu entre 1964 e 1985.
Memória Verdade e Justiça
Os direitos da Justiça de Transição promovem o reconhecimento e lidam com o legado de atrocidades de um passado violento e de um presente e futuro que precisam ser diferentes, para que se possa dizer: “nunca mais!”. Conheça algumas medidas tomadas pelo Estado e sociedade brasileiros para lidar com o que restou da ditadura de 1964.
Cultura e Sociedade
Apesar do conservadorismo e da violência do regime, a produção cultural brasileira durante a ditadura militar se notabilizou pelo engajamento político e desejo de mudança. Conheça um pouco mais sobre as influências do período em diversos setores da sociedade.
Repressão e Resistência

O Estado brasileiro utilizou uma série de mecanismos para amedrontar a população, sobretudo aqueles que não estivessem de acordo com as medidas ditatoriais. Conheça os reflexos do aparato repressivo e os focos de resistência na sociedade.