La noche de los lápices

La noche de los lápices
Autoria: Héctor Olivera, 1986
Ficha Técnica:
Drama

Argentina, 1986

Direção: Héctor Olivera

Roteiro: Daniel Kon e Héctor Olivera

Com Alejo García Pintos, Pepe Monje, Vita Escardó, Pablo Novak, Leonardo Sbaraglia

100 minutos

Em 16 de setembro de 1976, na província de La Plata, a 60 km de Buenos Aires, militares reprimiram violentamente uma manifestação de estudantes que reivindicavam o direito a transporte. Naquela madrugada, seis deles – María Clara Ciocchini, Claudia Falcone, Claudio de Acha, Daniel Racero, Horacio Húngaro e Francisco López Muntaner – são retirados de suas casas. Levados para lugar desconhecido, sofrem repetidas torturas. Todos morrem. Os acontecimentos são narrados, tanto no livro de María Seoane e Héctor Ruiz Nuñez, quanto no longa de Héctor Olivera, pelo amigo Pablo Díaz, aprisionado pelas forças repressivas em 21 de setembro de 1976, e solto apenas em 1980. A produção se concentra mais na experiência física e psicológica dos estudantes, do que no contexto político e social em que se inserem estas violências.

Sobre
Saiba mais sobre o projeto, realizadores e seus objetivos.
Apoio ao Educador
Aplique o conteúdo sobre a ditadura no Brasil na sala de aula para ampliar o estudo da História do Brasil e a formação da cidadania com o suporte de sequências didáticas e a promoção do protagonismo dos alunos. Consulte sequências didáticas que poderão auxiliar os educadores a trabalharem o tema da ditadura militar brasileira em sala de aula.
Projetos
Visite a galeria de projetos especiais realizados pelo Instituto Vladimir Herzog na promoção da Memória, Verdade e Justiça no Brasil, e na difusão de histórias inspiradoras de luta.
Acervo
Explore uma diversidade de conteúdos relacionados ao período da ditadura militar brasileira que ocorreu entre 1964 e 1985.
Memória Verdade e Justiça
Os direitos da Justiça de Transição promovem o reconhecimento e lidam com o legado de atrocidades de um passado violento e de um presente e futuro que precisam ser diferentes, para que se possa dizer: “nunca mais!”. Conheça algumas medidas tomadas pelo Estado e sociedade brasileiros para lidar com o que restou da ditadura de 1964.
Cultura e Sociedade
Apesar do conservadorismo e da violência do regime, a produção cultural brasileira durante a ditadura militar se notabilizou pelo engajamento político e desejo de mudança. Conheça um pouco mais sobre as influências do período em diversos setores da sociedade.
Repressão e Resistência

O Estado brasileiro utilizou uma série de mecanismos para amedrontar a população, sobretudo aqueles que não estivessem de acordo com as medidas ditatoriais. Conheça os reflexos do aparato repressivo e os focos de resistência na sociedade.