Zé Celso foi o responsável por dirigir Roda Viva, peça escrita por Chico Buarque de Holanda
Zé Celso foi o responsável por dirigir Roda Viva, peça escrita por Chico Buarque de Holanda, também autor das músicas do espetáculo. O convite da peça é um exemplo dos debates que transcorriam entre os opositores do regime, divididos sobre as táticas que poderiam derrubar a Ditadura

Roda Viva

Roda Viva (1968), de Chico Buarque. Direção de José Celso Martinez Corrêa, coreografia de Klaus Vianna, figurino de Flávio Império. Com Marieta Severo, Marília Pera, Paulo César Pereio, Ruth Escobar, Zezé Motta e outros.

Estreou em janeiro de 1968, no Teatro Princesa Isabel, no Rio de Janeiro. Baseado em um texto de Chico Buarque sobre um ídolo da canção popular manipulado pela indústria fonográfica e pela imprensa. Zé Celso radicalizou as propostas tropicalistas apresentadas em O Rei da Vela e acirrou a crítica à sociedade de consumo. Os atores quebraram a “quarta parede” imaginária que dividia palco e plateia e interagiram com os espectadores, muitas vezes de maneira tensa: a encenação cobrava uma atitude do público. Tratava-se, nas palavras do crítico Anatol Rosenfeld, de um “teatro agressivo”. Depois de uma das apresentações em São Paulo, um grupo de cerca de vinte pessoas invadiu e depredou o Teatro Galpão, atacando violentamente membros do elenco.

Sobre
Saiba mais sobre o projeto, realizadores e seus objetivos.
Apoio ao Educador
Aplique o conteúdo sobre a ditadura no Brasil na sala de aula para ampliar o estudo da História do Brasil e a formação da cidadania com o suporte de sequências didáticas e a promoção do protagonismo dos alunos. Consulte sequências didáticas que poderão auxiliar os educadores a trabalharem o tema da ditadura militar brasileira em sala de aula.
Projetos
Visite a galeria de projetos especiais realizados pelo Instituto Vladimir Herzog na promoção da Memória, Verdade e Justiça no Brasil, e na difusão de histórias inspiradoras de luta.
Acervo
Explore uma diversidade de conteúdos relacionados ao período da ditadura militar brasileira que ocorreu entre 1964 e 1985.
Memória Verdade e Justiça
Os direitos da Justiça de Transição promovem o reconhecimento e lidam com o legado de atrocidades de um passado violento e de um presente e futuro que precisam ser diferentes, para que se possa dizer: “nunca mais!”. Conheça algumas medidas tomadas pelo Estado e sociedade brasileiros para lidar com o que restou da ditadura de 1964.
Cultura e Sociedade
Apesar do conservadorismo e da violência do regime, a produção cultural brasileira durante a ditadura militar se notabilizou pelo engajamento político e desejo de mudança. Conheça um pouco mais sobre as influências do período em diversos setores da sociedade.
Repressão e Resistência

O Estado brasileiro utilizou uma série de mecanismos para amedrontar a população, sobretudo aqueles que não estivessem de acordo com as medidas ditatoriais. Conheça os reflexos do aparato repressivo e os focos de resistência na sociedade.