Rua Augusta

(Hervê Cordovil)
Principal intérprete: Ronnie Cord

Hervê Cordovil era maestro e arranjador da rádio e da TV Record quando compôs “Rua Augusta” para ser gravada, em 1964, por seu filho Ronnie Cord, um dos ícones do iê-iê-iê pré-jovem guarda. Antes disso, ele havia sido parceiro de Noel Rosa num samba dos anos 1930 e autor de canções gravadas por diversos artistas, em diferentes gêneros musicais. Sua inspiração para esta canção foi a rua mais jovem, moderna e cosmopolita de São Paulo, onde ficava a boate Lancaster, templo do twist, e onde a garotada fazia racha na madrugada. Cena esta eternizada na letra: “Desci a Rua Augusta a 120 por hora…”.

Sobre
Saiba mais sobre o projeto, realizadores e seus objetivos.
Apoio ao Educador
Aplique o conteúdo sobre a ditadura no Brasil na sala de aula para ampliar o estudo da História do Brasil e a formação da cidadania com o suporte de sequências didáticas e a promoção do protagonismo dos alunos. Consulte sequências didáticas que poderão auxiliar os educadores a trabalharem o tema da ditadura militar brasileira em sala de aula.
Projetos
Visite a galeria de projetos especiais realizados pelo Instituto Vladimir Herzog na promoção da Memória, Verdade e Justiça no Brasil, e na difusão de histórias inspiradoras de luta.
Acervo
Explore uma diversidade de conteúdos relacionados ao período da ditadura militar brasileira que ocorreu entre 1964 e 1985.
Memória Verdade e Justiça
Os direitos da Justiça de Transição promovem o reconhecimento e lidam com o legado de atrocidades de um passado violento e de um presente e futuro que precisam ser diferentes, para que se possa dizer: “nunca mais!”. Conheça algumas medidas tomadas pelo Estado e sociedade brasileiros para lidar com o que restou da ditadura de 1964.
Cultura e Sociedade
Apesar do conservadorismo e da violência do regime, a produção cultural brasileira durante a ditadura militar se notabilizou pelo engajamento político e desejo de mudança. Conheça um pouco mais sobre as influências do período em diversos setores da sociedade.
Repressão e Resistência

O Estado brasileiro utilizou uma série de mecanismos para amedrontar a população, sobretudo aqueles que não estivessem de acordo com as medidas ditatoriais. Conheça os reflexos do aparato repressivo e os focos de resistência na sociedade.