Memórias da Ditadura

Ficha Técnica

Ficha Técnica

Instituto Vladimir Herzog

Presidente – Clarice Herzog
Diretor Executivo – Rogério Sottili
Presidente do Conselho – Ivo Herzog

EQUIPE MEMÓRIA, VERDADE E JUSTIÇA

Coordenação – Gabrielle Abreu

Assessoria – Mayara De Lara

Assessoria especial de acervos – Valquíria Ferreira

Pesquisadora Estagiária – Anna Clara Soares

MEMÓRIAS DA DITADURA – atualização 2023/2024

Coordenação Executiva: Gabrielle Abreu e Valquíria Ferreira

Coordenação de Comunicação: Lucas Barbosa

Assessoria de Comunicação: Samia Teixeira e Gabriela Teixeira

Designer: Bruna Souza

Estagiário de Comunicação: Robert Guedes

Supervisão pedagógica: Joana Salém Vasconcelos

Curadoria de imagens: Emanuel Antunes

Revisão e edição de textos: Ingrid Passos, Jheniffer Ribeiro e Suzany Alves

Consultoria especializada: Jean Camoleze

Web Design e Desenvolvimento – Invenção.cc

Produção de conteúdo: Virgínia Fontes, Mariana Joffily, Lívia Salgado, Carla Osmo, Janailson Macedo, Thiago Nunes, Demian Melo, Magali Cunha, Gabriel Ribeiro, Maria Eduarda Magro, Iury Tikuna, Thiago Nunes, João Pedro Stédile, Fábio Pessoa, Robert Simon, Daniel Saraiva, Carolina Serra Azul, Berttoni Licarião, Lívia Magalhães, Glenda Mezarobba, Samantha Quadrat, Janaína Teles, Samira Bueno, Ana Penido, Camilo Vannuchi, Carlos Azevedo, Cristiano Navarro, Felipe Lavignatti, Igor Ojeda, Leonardo Sakamoto, Ligia Ximenes, Lúcia Ramos Monteiro, Peu Robles, Tatiana Merlino, Anita Vaz, Bruno Bontempi Jr, Fábio Cascardo, Fábio Franco, Flávia Rios, Flamarión Maués, Gabriela Carrocini, Gizele Martins, Jacqueline Sinhoretto, José de Jesus Filho, Juliana Amoretti, Sarah de Roure, Lucas Pedretti, Marcelo Zelic, Marco Antônio Baratto, Maria Carolina Schlittler, Patrícia Mechi, Pedro Obliziner, Renan Quinalha, Rodrigo Patto e Simone Pinto.

MEMÓRIAS DA DITADURA (gestão 2014-2022)

Coordenação executiva: Ana Rosa Abreu e Lucas Paolo Vilalta

Coordenação de conteúdo: Ana Rosa Abreu, Joana Salém Vasconcelos, Marcos Napolitano e Paula Sacchetta

Coordenação multimídia: André Deak

Coordenação educacional: Roberto Catelli Junior

Consultoria de História: Marcos Napolitano

Consultoria especial: Iara Glória Areias Prado

Equipe de Educadores: Ana Carolina Francischette, Angela Meirelles, Denise Mendes e Manuela Prado

Edição e revisão de texto: Fernanda Sucupira

CNViva

Coordenação executiva: Ana Rosa Abreu e Lucas Paolo Vilalta

Coordenação Geral de Conteúdo: José Luis Del Roio

Coordenação de conteúdo: Lucas Paolo Sanches Vilalta e Rafael Schincariol

Produção de Conteúdo: Anita Vaz, Bruno Bontempi Jr, Fábio Cascardo, Fábio Franco, Flávia Rios, Flamarión Maués, Gabriela Carrocini, Gizele Martins, Jacqueline Sinhoretto, José de Jesus Filho, Juliana Amoretti, Sarah de Roure, Lucas Pedretti, Lucas Paolo Vilalta, Marcelo Zelic, Marco Antônio Baratto, Maria Carolina Schlittler, Patrícia Mechi, Pedro Obliziner, Renan Quinalha e Rodrigo Patto.

Edição e Revisão de Texto: Elvira Nadai e Thaís Chita

Colaboração de Material audiovisual: Centro de Documentação e Memória (CEDEM) da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP)

Projeto e execução multimídia: Liquid Media Laab

Desenvolvimento: marimbondo, Bruno Azevedo e Amanda Reche

Minidocumentários: João e Maria.doc

Layout do site e logotipia: Máquina Estúdio, Kiko Farkas e Ana Lobo

Agradecimentos: Luiz Fukushiro, Luiza Peixe, Marko Mello, Isabela Tsuji, Debora Nogueira, Lara Martins, Daniel Cassol, Leandro Stein, Richardson Pontone, Pedro Solino, May Hampshire, Maria Clara Wasserman, Rodrigo Czajka, Luis Ludmer, Centro de Documentação e Memória da Unesp, Fábio Franco, Clara Figueiredo, Maria Rita Kehl, Daniel Pierri, Julio Araújo e Coletivo Margens Clínicas.

Apoio: Secretaria Municipal de Direitos Humanos de São Paulo e Equipe de Educação em Direitos Humanos do Instituto Vladimir Herzog.

Sobre
Saiba mais sobre o projeto, realizadores e seus objetivos.
Apoio ao Educador
Aplique o conteúdo sobre a ditadura no Brasil na sala de aula para ampliar o estudo da História do Brasil e a formação da cidadania com o suporte de sequências didáticas e a promoção do protagonismo dos alunos. Consulte sequências didáticas que poderão auxiliar os educadores a trabalharem o tema da ditadura militar brasileira em sala de aula.
Projetos
Visite a galeria de projetos especiais realizados pelo Instituto Vladimir Herzog na promoção da Memória, Verdade e Justiça no Brasil, e na difusão de histórias inspiradoras de luta.
Acervo
Explore uma diversidade de conteúdos relacionados ao período da ditadura militar brasileira que ocorreu entre 1964 e 1985.
Memória Verdade e Justiça
Os direitos da Justiça de Transição promovem o reconhecimento e lidam com o legado de atrocidades de um passado violento e de um presente e futuro que precisam ser diferentes, para que se possa dizer: “nunca mais!”. Conheça algumas medidas tomadas pelo Estado e sociedade brasileiros para lidar com o que restou da ditadura de 1964.
Cultura e Sociedade
Apesar do conservadorismo e da violência do regime, a produção cultural brasileira durante a ditadura militar se notabilizou pelo engajamento político e desejo de mudança. Conheça um pouco mais sobre as influências do período em diversos setores da sociedade.
Repressão e Resistência

O Estado brasileiro utilizou uma série de mecanismos para amedrontar a população, sobretudo aqueles que não estivessem de acordo com as medidas ditatoriais. Conheça os reflexos do aparato repressivo e os focos de resistência na sociedade.