Céu aberto

Autoria: João Batista Andrade, 1985
Ficha Técnica:

Documentário 1985

Brasil

Direção: João Batista Andrade

Roteiro: João Batista Andrade

Um dos melhores documentários políticos já realizados no país, Céu Aberto ressalta a euforia que tomou conta do País com a campanha pelas Diretas Já e a eleição de Tancredo Neves à Presidência da República, seguida da consternação nacional com a doença e morte do estadista mineiro. Sob o título inspirado numa frase de Tancredo, “Ninguém conspira em céu aberto”, o filme registra a oração de populares diante do Incor, em São Paulo, a leitura dos boletins médicos, a multidão nas ruas para dar o último adeus ao líder e seu enterro em São João del-Rei.

Um dos momentos mais curiosos é a entrevista do general Newton Cruz, o “Nini”, comandante militar do Planalto e símbolo da truculência do regime militar, que justifica a repressão que liderou contra manifestantes a favor das eleições diretas, em Brasília. O filme apresenta depoimentos de políticos como Franco Montoro, Fernando Henrique Cardoso e Ulysses Guimarães; jornalistas, artistas e a historiadora Lucila Neves, sobrinha de Tancredo. Céu Aberto foi indicado como Melhor Filme ao Kikito de Ouro, do Festival de Gramado, e premiado no Fest-Rio, Prêmio OCIC (Office Catholic International du Cinema), Festival de Caxambu e Festival de Aveiro, em Portugal.

Sobre
Saiba mais sobre o projeto, realizadores e seus objetivos.
Apoio ao Educador
Aplique o conteúdo sobre a ditadura no Brasil na sala de aula para ampliar o estudo da História do Brasil e a formação da cidadania com o suporte de sequências didáticas e a promoção do protagonismo dos alunos. Consulte sequências didáticas que poderão auxiliar os educadores a trabalharem o tema da ditadura militar brasileira em sala de aula.
Projetos
Visite a galeria de projetos especiais realizados pelo Instituto Vladimir Herzog na promoção da Memória, Verdade e Justiça no Brasil, e na difusão de histórias inspiradoras de luta.
Acervo
Explore uma diversidade de conteúdos relacionados ao período da ditadura militar brasileira que ocorreu entre 1964 e 1985.
Memória Verdade e Justiça
Os direitos da Justiça de Transição promovem o reconhecimento e lidam com o legado de atrocidades de um passado violento e de um presente e futuro que precisam ser diferentes, para que se possa dizer: “nunca mais!”. Conheça algumas medidas tomadas pelo Estado e sociedade brasileiros para lidar com o que restou da ditadura de 1964.
Cultura e Sociedade
Apesar do conservadorismo e da violência do regime, a produção cultural brasileira durante a ditadura militar se notabilizou pelo engajamento político e desejo de mudança. Conheça um pouco mais sobre as influências do período em diversos setores da sociedade.
Repressão e Resistência

O Estado brasileiro utilizou uma série de mecanismos para amedrontar a população, sobretudo aqueles que não estivessem de acordo com as medidas ditatoriais. Conheça os reflexos do aparato repressivo e os focos de resistência na sociedade.