Missing

Autoria: Konstatinos Costa-Gavras, 1982
Ficha Técnica:
Drama

Estados Unidos, 1982

Direção: Konstatinos Costa-Gavras

Roteiro: Konstantinos Costa-Gavras, Donald Stewart, John Nichols

Com Charles Cioffi, David Clennon, Jack Lemmon, Jerry Hardin, John Shea, Melanie Mayron, Richard Venture, Sissy Spacek

122 minutos

Baseado no livro The Execution of Charles Horman: An American Sacrifice (1978), de Thomas Hauser, conta a história verídica do norte-americano Charles Horman, jovem escritor e jornalista que vivia no Chile em 1973. Por seus artigos, publicados em jornais como o The New York Times e The Washington Post, é levado para interrogatório durante o golpe de estado liderado pelo então comandante das Forças Armadas, general Augusto Pinochet. Porque Charles não retorna para casa, seu pai Ed (Jack Lemon) se reúne à esposa Beth para buscar o apoio de órgãos governamentais, tanto estadunidenses quanto chilenos, mas encontram nestes pares um obstáculo.

Ed, até então alienado sobre a política externa, começa a perceber que existem fortes indícios de que seu país contribuiu para o golpe e, consequentemente, para o desaparecimento de seu único filho. Por fim, Ed e Beth descobrem que Charles foi assassinado no Estádio Nacional e enterrado numa parede, uma maneira comum da repressão chilena esconder os corpos dos torturados. Revoltado, Ed tenta inutilmente processar Henry Kissinger, o então Secretário de Estado de seu país. Venceu a Palma de Ouro e o prêmio de melhor ator no festival de Cannes, além do Oscar de melhor roteiro adaptado.

Sobre
Saiba mais sobre o projeto, realizadores e seus objetivos.
Apoio ao Educador
Aplique o conteúdo sobre a ditadura no Brasil na sala de aula para ampliar o estudo da História do Brasil e a formação da cidadania com o suporte de sequências didáticas e a promoção do protagonismo dos alunos. Consulte sequências didáticas que poderão auxiliar os educadores a trabalharem o tema da ditadura militar brasileira em sala de aula.
Projetos
Visite a galeria de projetos especiais realizados pelo Instituto Vladimir Herzog na promoção da Memória, Verdade e Justiça no Brasil, e na difusão de histórias inspiradoras de luta.
Acervo
Explore uma diversidade de conteúdos relacionados ao período da ditadura militar brasileira que ocorreu entre 1964 e 1985.
Memória Verdade e Justiça
Os direitos da Justiça de Transição promovem o reconhecimento e lidam com o legado de atrocidades de um passado violento e de um presente e futuro que precisam ser diferentes, para que se possa dizer: “nunca mais!”. Conheça algumas medidas tomadas pelo Estado e sociedade brasileiros para lidar com o que restou da ditadura de 1964.
Cultura e Sociedade
Apesar do conservadorismo e da violência do regime, a produção cultural brasileira durante a ditadura militar se notabilizou pelo engajamento político e desejo de mudança. Conheça um pouco mais sobre as influências do período em diversos setores da sociedade.
Repressão e Resistência

O Estado brasileiro utilizou uma série de mecanismos para amedrontar a população, sobretudo aqueles que não estivessem de acordo com as medidas ditatoriais. Conheça os reflexos do aparato repressivo e os focos de resistência na sociedade.