Os inconfidentes

Os inconfidentes
Autoria: Joaquim Pedro de Andrade, 1972
Ficha Técnica:
Drama

Brasil, 1972

Direção: Joaquim Pedro de Andrade

Roteiro: Joaquim Pedro de Andrade e Eduardo Escorel

Com José Wilker, Luiz Linhares, Paulo César Peréio e Fernando Torres

100 minutos. 12 anos

A obra de Joaquim Pedro de Andrade, ao mostrar a mão de ferro da Coroa Portuguesa em relação à Inconfidência Mineira, é uma metáfora do regime ditatorial que vigorou no Brasil de 1964 a 1985. Por exemplo: todo o filme está centrado na cadeia. De acordo com Caroline Gomes Leme, autora da dissertação de mestrado que deu origem à publicação “Ditadura em imagem e som” (UNESP, 2014), “nos anos mais duros do regime militar, Tiradentes, conforme aponta Alcides Ramos (2002), foi ressignificado pelo imaginário da esquerda como o ‘militante ideal’, aquele que, ‘tendo lutado até a última de suas forças, enfrentou com obstinação os avanços da repressão e, por fim, com o sentimento de que estava cumprindo uma missão, ofereceu sua própria vida em sacrifício pela causa em que acreditava sinceramente”. O filme é baseado em versos de Thomas Antonio Gonzaga, Cláudio Manoel da Costa e Inácio José de Alvarenga Peixoto, diálogos de O Romanceiro da Inconfidência, de Cecília Meirelles, e nos Autos de Devassa que condenaram os inconfidentes à morte.

Sobre
Saiba mais sobre o projeto, realizadores e seus objetivos.
Apoio ao Educador
Aplique o conteúdo sobre a ditadura no Brasil na sala de aula para ampliar o estudo da História do Brasil e a formação da cidadania com o suporte de sequências didáticas e a promoção do protagonismo dos alunos. Consulte sequências didáticas que poderão auxiliar os educadores a trabalharem o tema da ditadura militar brasileira em sala de aula.
Projetos
Visite a galeria de projetos especiais realizados pelo Instituto Vladimir Herzog na promoção da Memória, Verdade e Justiça no Brasil, e na difusão de histórias inspiradoras de luta.
Acervo
Explore uma diversidade de conteúdos relacionados ao período da ditadura militar brasileira que ocorreu entre 1964 e 1985.
Memória Verdade e Justiça
Os direitos da Justiça de Transição promovem o reconhecimento e lidam com o legado de atrocidades de um passado violento e de um presente e futuro que precisam ser diferentes, para que se possa dizer: “nunca mais!”. Conheça algumas medidas tomadas pelo Estado e sociedade brasileiros para lidar com o que restou da ditadura de 1964.
Cultura e Sociedade
Apesar do conservadorismo e da violência do regime, a produção cultural brasileira durante a ditadura militar se notabilizou pelo engajamento político e desejo de mudança. Conheça um pouco mais sobre as influências do período em diversos setores da sociedade.
Repressão e Resistência

O Estado brasileiro utilizou uma série de mecanismos para amedrontar a população, sobretudo aqueles que não estivessem de acordo com as medidas ditatoriais. Conheça os reflexos do aparato repressivo e os focos de resistência na sociedade.